Luanda: “Vivências”, exposição coletiva dos alunos da Escola Portuguesa de Luanda

Data
08-06-2022 - 30-06-2022
Localização
Luanda
Tópicos neste artigo:

Descrição

Entre os dias 8 e 30 de junho de 2022, o Camões – Centro Cultural Português (CCP) em Luanda apresenta a exposição de artes plásticas dos alunos da Escola Portuguesa de Luanda (EPL), intitulada “Vivências”. 

São 70 trabalhos realizados pelos alunos, do pré-escolar ao 9.º ano de escolaridade, durante o ano letivo que agora termina (2021/2022), nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e Artes Visuais. Este trabalho conjunto entre alunos e professores da EPL, contou também com a participação de dois artistas angolanos, Álvaro Macieira e Van. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender novas técnicas de colagem e pintura, desenvolvendo algumas das propostas que se apresentam agora na exposição de artes plásticas.

O tema “Vivências” surge como inspiração, vivências de momentos, bons e maus que ficaram registados na memória e que agora "saltam" para a tela. Num ano em que começamos a sair da clausura imposta pela pandemia, surge uma exposição cheia de cor, em que os trabalhos representam a “vivência” de cada criança ou jovem.

A parceria entre o CCP em Luanda e a EPL conta com 11 anos de existência, e segundo a professora Cecília Martins, coordenadora da iniciativa Arte na Escola e do Plano Nacional das Artes, através desta iniciativa, todos os anos “a Arte vem para rua dar-se, doar-se e mostrar-se atrevida como ela é, à cidade, aos Luandinos”. Representa uma oportunidade para a escola sair das suas fronteiras naturais, que é o perímetro escolar e a comunidade educativa, e envolver-se também com outros públicos. 

 

Desenho de David Ribeiro, do 5ºC da EPL.