Rio de Janeiro: Orquestra Sinfónica Brasileira celebra Portugal

Data
27-06-2022
Localização
Rio de Janeiro
Tópicos neste artigo:

Descrição

No dia 27 de junho de 2022, a Orquestra Sinfónica Brasileira (OSB), sob a direção do maestro português Pedro Carneiro, celebra Portugal, no palco da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

O pianista português Bernardo Santos é o solista convidado para este concerto, que integra a Série Mundo, da OSB.

Programa:

Hermeto Pascoal - "Entrando pelos Canos"

Viet Cuong - "Re(new)al"

Berta Alves de Sousa - "Variações sobre uma Cantiga Alentejana"

Camille Saint-Saëns - "Concerto para Piano n.º 5"

Notas Biográficas:

  • Pedro Carneiro:

Percussionista, chefe de orquestra, compositor, pedagogo e inventor. É cofundador e diretor artístico da Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP); Notas de Contacto (ensemble inclusivo); Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) e diversos projetos de cunho social, como a Orquestra dos Navegadores - Oeiras (ON).

  • Bernardo Santos:

Pianista português, apresenta-se regularmente em concertos a solo, em música de câmara e com orquestra, em salas como a Casa da Música, Convento de São Francisco, Teatro Aveirense e Teatro Rivoli, em Portugal; Sala Cecília Meireles, Teatro Amazonas e Palácio das Artes, no Brasil; Fairfield Halls, Royal Albert Hall e St. James Piccadilly Church, em Londres, National Concert Hall, em Dublin e Tonhalle Düsseldorf, entre muitas outras.

  • A Orquestra Sinfónica Brasileira:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfónica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfónicos mais importantes do país. Em 81 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos.