Maputo: Exposição “O Apetrechar do Tempo”, de Gonçalo Mabunda

Data
21-06-2022 - 31-08-2022
Localização
Centro Cultural Português em Maputo

Descrição

Inaugura, no dia 21 de junho de 2022, pelas 18h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, a exposição “O Apetrechar do Tempo, do artista Gonçalo Mabunda, com a participação especial do artista Francisco Vidal. Esta iniciativa é organizada pelo Camões – Centro Cultural Português em Maputo e conta com o patrocínio do Absa Bank.

Após a exposição “Os Mabundas”, apresentada em 2019 no mesmo espaço deste Centro Cultural Português, Gonçalo Mabunda volta a exibir as suas criações mais recentes, produzidas a partir do seu novo espaço de trabalho. Para este projeto foi convidado Francisco Vidal, um talentoso artista reconhecido pelas suas instalações de pintura traçando poderosas linhas caligráficas sobre telas de serigrafia, em cores vivas e variados esquemas cromáticos. Francisco Vidal deslocou-se propositadamente a Moçambique para participar neste projeto e criar também, em conjunto com Mabunda, uma obra / instalação reflexiva.

A instalação referida interseta e promove o encontro entre linguagens e expressões distintas, que transitam da escultura para a pintura, e justapõem criações que se cruzam em vivências e inspirações cubistas de certa forma comuns, mas que se distinguem pela singularidade de percursos artísticos naturalmente distintos. Esta exposição é uma oportunidade única para o público poder usufruir da colaboração entre estes dois artistas estabelecidos e reconhecidos internacionalmente no mundo da arte contemporânea.

Com entrada livre, a exposição “O Apetrechar do Tempo” ficará patente ao público na galeria do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 17h00, até 31 de agosto de 2022.