São Paulo: Exposição “Para onde agora? Where to now? Aller oú maintenant?”, de Gabriela Albergaria

Data
02-07-2022 - 25-09-2022
Localização
São Paulo
Tópicos neste artigo:

Descrição

A artista portuguesa Gabriela Albergaria inaugura a exposição “Para onde agora? Where to now? Aller oú maintenant?, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP), no dia 2 de julho de 2022, às 11h00.

A exposição, intitulada “Expedição Amazônia: Buscando entender a maior diversidade do planeta”, coordenada pela botânica Lúcia Lohmann (Instituto de Biociências da USP) - que percorreu os rios Negro e Branco e as suas margens - apresenta 16 obras produzidas a partir de uma expedição científica pela Amazónia.

A natureza tem sido o território de trabalho de Albergaria desde 1990. Uma natureza manipulada, plantada, transportada, hierarquizada, catalogada, estudada, sentida e relembrada através da exploração contínua de jardins em fotografia, desenho e escultura. Nesse sentido, a expedição à Amazónia trouxe um novo campo de observação desse território para a artista em relação aos procedimentos e rotinas no barco laboratório.

Os dezesseis trabalhos podem ser agrupados em três modos poéticos a partir dos procedimentos utilizados por Albergaria: sementes - que trazem os vestígios do material recolhido na expedição; desenhos - que decantam em cores e formas a vivência nas margens dos rios; e matéria - com a apresentação de uma peça inédita, com madeira coletada de podas de árvores em São Paulo e recoberta com barro.

A exposição conta com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília e ficará patente no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo até ao dia 25 de setembro de 2022, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 21h00.

Veja algumas imagens da exposição aqui.