Buenos Aires: Participação portuguesa no Festival CineMigrante XIII

Data
24-09-2022 - 25-09-2022
Localização
Buenos Aires
Tópicos neste artigo:

Descrição

Portugal estará representado na 13.ª edição do CineMigrante - Festival Internacional de Cinema e Formação em Direitos Humanos das pessoas migrantes, que terá lugar de 23 a 29 de setembro de 2022, em Buenos Aires. Em 2022, além de ser um espaço para a exibição de filmes, o evento aposta no cruzamento do cinema com a poesia, a música e a performance em três espaços diferentes, sendo que cada um corresponde a espaço coletivo e comunitário de partilha.

A programação do festival inclui o filme português Mangrove School (Filipa César e Sónia Vaz Borges, 2022), que tem a sua estreia na Argentina no dia 24 de setembro, no Centro Cultural San Martín, às 21h00, com repetição no Centro Cultural Kirchner, no dia 25 de setembro, às 18h00.

Sobre o filme

Mangrove School - Filipa Cesar & Sonia Vaz Borges, Documentário | França, Guiné Bissau, Portugal - 2022 - 35' - Full HD - VO português/crioulo – com legendas em espanhol

Durante a luta da Guiné-Bissau pela independência de Portugal nos anos 60, o líder Amílcar Cabral lançou um ambicioso programa educativo para combater o poder colonial português. Nas décadas de 1960 e 1970, as escolas de guerrilha nómadas sob os mangues tornaram-se símbolos da luta anticolonial do povo. Com base na investigação histórica, o filme revisita a história destas escolas numa fábula documental sobre resistência, independência e formas autónomas de educação.