Varsóvia: Palestras Saramaguianas na Universidade de Varsóvia

Data
06-10-2022
Localização
Varsóvia
Tópicos neste artigo:

Descrição

No âmbito da programação que visa celebrar a obra e a vida do escritor português José Saramago - no ano do centenário do seu nascimento -, terão lugar no dia 6 de outubro de 2022, no novo edifício da Faculdade de Línguas Modernas da Universidade de Varsóvia, as "Palestras Saramaguianas", dirigidas a todos aqueles que, na Polónia, aprendem e ensinam a língua portuguesa e as suas culturas.

São cinco os oradores, académicos polacos e portugueses, que se têm debruçado sobre a obra do prémio Nobel português: Carlos Reis (também comissário do centenário), Ana Paula Arnaut (Universidade de Coimbra), José Cândido Martins (Universidade Católica), Anna Kalewska (Universidade de Varsóvia) e Jerzy Brzozowski (Universidade Jaguielónica em Cracóvia).

A iniciativa contará ainda com uma oficina de tradução mediada por Wojciech Charchalis (Universidade Adam Mickiewicz em Poznan), um dos principais tradutores da obra de Saramago com 9 títulos traduzidos.

As "Palestras Saramaguianas" são organizadas pelo Departamento de Estudos Interdisciplinares dos Países de Língua Portuguesa, do Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Varsóvia, em conjunto com o Leitorado do Camões I.P.