Buenos Aires: Exposição “Primera Travesía Aérea del Atlántico Sur”

Data
18-11-2022 - 20-12-2022
Localização
Buenos Aires
Tópicos neste artigo:

Descrição

No quadro das comemorações do bicentenário da independência do Brasil, será inaugurada no dia 18 de novembro de 2022, às 18h00, a exposição "Primera Travesía Aérea del Atlántico Sur", no Instituto Guimarães Rosa, em Buenos Aires, na Argentina, onde estará patente até ao dia 20 de dezembro de 2022.

A mostra, apoiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., foi produzida pela Comissão Nacional da UNESCO / Ministério dos Negócios Estrangeiros português, em parceria com o Instituto Diplomático, e comemora a aventura aérea de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que teve início em Lisboa, a 30 de março de 1922, e terminou, a 17 de junho, no Rio de Janeiro, depois de muitas peripécias.

Esta viagem iniciática permitiu comprovar cientificamente que era possível a navegação aérea sem pontos de referência à superfície, através de sistemas de navegação adaptados de forma inovadora e perfeitamente fiáveis. Para além do natural impacto científico e técnico sobre a aviação da época, a Travessia do Atlântico Sul teve também reflexos políticos e constituiu um novo laço histórico entre Portugal e o Brasil.