Berlim: Exposição "Sensus Mundi", sobre os bens da Humanidade em território português

Data
29-11-2022 - 06-01-2023
Localização
Berlim
Tópicos neste artigo:

Descrição

Há meio século, com a Convenção de Paris sobre o Património da Humanidade, consolidou-se a noção de que a excecionalidade de um bem cultural ou natural tem uma consequência muito própria: deixa de pertencer apenas a um povo ou a um sítio e declara-se o seu valor ou importância para toda a Humanidade. Foi um notável passo civilizacional que cumpre celebrar, assim como o mundo deveria acarinhar as singularidades da natureza ou a criação genial do ser humano.

Neste contexto, o Camões-Centro Cultural Português (CCP) em Berlim apresenta a exposição Sensus Mundi, sobre os bens da Humanidade em território português. A mostra proporciona uma viagem singular pela beleza e raridade do património classificado pela UNESCO, numa visita feita de imagens, movimentos e som.

A inauguração da exposição tem lugar no dia 29 de novembro de 2022, às 18h00, no CCP em Berlim, e conta com intervenções de Michelle Müntefering, Presidente da Subcomissão Parlamentar de Política Externa para Cultura e Educação e Deputada do Bundestag, e de Pedro Delgado Alves, Deputado do Parlamento Português e Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Alemanha. A exposição tem curadoria de Ricardo Miranda e banda sonora de Rodrigo Leão.

Sensus Mundi estará patente até ao dia 6 de janeiro de 2023 e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00.

Esta é uma iniciativa do CCP em Berlim no âmbito do 50.° Aniversário da Convenção do Património Mundial, Cultural e Natural, com o apoio do Camões, I.P. e em colaboração com a Comissão Nacional da UNESCO.