Berlim: Exposição de arte contemporânea portuguesa evocativa do centenário de Eduardo Lourenço

Descrição

Por ocasião do Gallery Weekend 2023, e em colaboração com a Galerie Alex Serra, de Colónia, será inaugurada no dia 20 de abril de 2023, no Camões - Centro Cultural Português em Berlim, “Do que é presente. E da distância”, uma exposição de arte contemporânea portuguesa evocativa do centenário de Eduardo Lourenço com obras de escultura, desenho e pintura de quatro artistas portugueses de diferentes gerações - Rui Sanches (1954), Susanne S. D. Themlitz (1968), Ana Carolina Rodrigues (1985) e Carolina Serrano (1994).

Com esta exposição pretende-se criar uma associação e um diálogo entre as peças que integram a mostra destes quatro autores e o pensamento do filósofo Eduardo Lourenço, para quem “na verdade, não temos saudades, é a saudade que nos tem, que faz de nós o seu objeto. Imersos nela, tornamo-nos outros. Todo o nosso ser ancorado no presente fica, de súbito, ausente. Sentimo-nos como um rio que deixa de correr para a nascente.”

Neste contexto “a dualidade entre a presença e a ausência, patente nas obras desta exposição, entre o aqui da experiência imediata e o que está para lá do horizonte do sujeito, remete para uma ideia de impermanência e por vezes de perda, mas também da memória de uma corporalidade que se detém sobre uma paisagem melancólica, “como um rio que deixa de correr para a nascente”, afirma o curador João Silvério.

A inauguração decorre entre as 18h00 e as 21h00, na presença de Paulo Nunes, proprietário da galeria, e dos artistas Ana Carolina Rodrigues e Rui Sanches. A expoisção “Do que é presente. E da distância” estará patente até ao dia 1 de junho 2023.

Esta exposição conta com apoio do Camões, I.P.

Foto: Rui Sanches, Untiteld, 2022

Wood, mirror and iron, 165x51x67 cm

© Fotografia: Galerie Alex Serra