Beira: Comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa | 1.ª Edição do Festival Literário

Descrição

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, decorrerá de 7 a 21 de maio de 2024, a 1.ª Edição do Festival Literário, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, Polo na Beira (CCP-Beira).

Do Festival Literário fazem parte um leque de atividades com o objetivo de divulgar e promover, junto da comunidade, a língua e a literatura, atendendo às normas brasileira e europeia, contemplando as suas distintas variedades:

- OFICINA DE LITERATURA

Nos dias 07 e 08 de maio, entre as 09h00 e as 12h00, Sara Jona Laisse irá dinamizar uma Oficina de Literatura, no Camões - CCP-Beira. A Oficina designa-se “Análise do texto literário de cariz etnográfico: Palestra para um morto como ponto de partida!” FEIRA DO LIVRO COM EDITORAS No dia 11 de maio, entre as 10h e as 16h, terá lugar uma Feira do Livro que reunirá várias editoras do panorama editorial nacional.

- À CONVERSA COM…

Durante o Festival Literário, haverá duas conversas com escritores. No dia 10 de maio, às 10h00, na Universidade Licungo, decorrerá o primeiro programa “À conversa com… o escritor Mudungazi”.

Já no dia 21 de maio, pelas 18h00, o escritor toledano, David Melar, será o convidado da segunda “À conversa com…”.

- ENCONTRO ENTRE CRÍTICOS LITERÁRIOS

No dia 16 de maio, haverá espaço para uma Mesa-Redonda intitulada “Em busca de uma didática da crítica literária”. Da Mesa-Redonda farão parte os dois académicos e críticos literários: Fernando Chicumule e Lourenço Covane. O Encontro decorrerá no Camões - CCP-Beira, às 18h00.

- ENCONTRO COM EDITORES

O Festival Literário abre espaço, igualmente, para as “Vozes da edição literária em Moçambique”, num evento a distância, com transmissão em direto na página do Facebook do Camões - CCP-Beira.

O fundador e coordenador editorial da Massinhane Edições, Jeconias Mocumbe, e o Coordenador da Gala-Gala Edições, Pedro Pereira Lopes, irão avaliar e comentar o panorama nacional no respeitante à edição de livros, nos últimos anos, em Moçambique.