Beira: Lançamento da obra "Narração Nocturna", de João Paulo Borges Coelho

Descrição

O Camões - Centro Cultural Português na Beira irá receber o lançamento da obra Narração Nocturna, de João Paulo Borges Coelho, no dia 27 de novembro de 2025, às 18h00. O livro será apresentado pelo jornalista Belmiro Adamugy.

Sinopse

Narração Nocturna tem como protagonista José Fernandes Jr., um “indígena” que recebe de um Administrador a encomenda para escrever um texto sobre a história de Chiúta, Distrito da Província de Tete. Entretanto, ao mesmo tempo que a personagem escreve para o Administrador, uma filha rebelde desafia-o a imortalizar determinadas memórias “não oficiais”, as quais são narradas na “calada da noite”.

A figura de José Fernandes Jr. (ca. 1872-1965) é muito curiosa, tendo em conta o contexto colonial, quando muitos moçambicanos eram iletrados. A personagem contraria a regra e chega a redigir inúmeros documentos importantes, como Divagações históricas sobre o distrito de Tete (1944), Nota histórica sobre o distrito de Tete (1945), Narração do Distrito de Tete (1956) e Comunicação do indígena José Fernandes Júnior, residente no Posto Administrativo de Chiúta acerca do alemão Carlos Wiese (1958).

Sobre o autor

João Paulo Borges Coelho é historiador e escritor de ficção. É Doutorado em História Económica e Social pela Universidade de Bradford (Reino Unido) e Licenciado em História pela Universidade Eduardo Mondlane. Ensina História Contemporânea de Moçambique e África Austral na UEM e, como professor convidado, no Mestrado de História de África da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 2012 recebeu um Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Aveiro. A 9 de junho de 2019 foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, de Portugal.

Tem obras publicadas em Moçambique, Portugal, Itália, Brasil e Colômbia e textos em antologias literárias em muitos países. Estreou-se em 2003 com a obra As Duas Sombras do Rio e venceu o Prémio José Craveirinha de 2005 com o livro As Visitas do Dr. Valdez. Recebeu o Prémio Leya com o romance O Olho de Hertzog, em 2009. Entre diversas outras obras publicadas destacam-se os romances Ponta Gea (Prémio BCI, 2010 e 2018, respetivamente) e Museu da Revolução (2.º lugar do Prémio Oceanos).

A iniciativa conta com o apoio do Camões, I.P.