Beira: Sessão sobre “Comunicação e Desenvolvimento - O papel dos média na sociedade em rede”

Descrição

O Camões – Centro Cultural Português, Polo da Beira, acolhe no dia 21 de novembro de 2018, às 18h00, uma sessão subordinada ao tema “Comunicação e Desenvolvimento - O papel dos média na sociedade em rede”, proferida pelo Professor Doutor Moisés de Lemos Martins (Universidade do Minho, Braga, Portugal; Diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade). Esta iniciativa ocorre em parceria com a UniZambeze e com o Professor Doutor Martins Mapera (Doutorado em Hermenêuticas Culturais e Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da UniZambeze).

O ponto de partida desta sessão é a caracterização do nosso tempo em aspetos essenciais: a globalização, a mobilização tecnológica, os media digitais e as redes sociotécnicas. Intenta-se fazer uma análise das consequências para a cultura, a cidadania, a democracia e o desenvolvimento humano, de uma progressiva alteração da centralidade da palavra e do pensamento para a imagem e para o número, do logos para o pathos, das ideias para as emoções, da ideologia para a sensologia. Abordar-se-á seguidamente a questão das identidades transnacionais e transculturais, interrogando a situação dos países de língua portuguesa no contexto da “batalha das línguas”, para utilizar uma expressão do linguista moçambicano, Armando Jorge Lopes (2004). Considera-se a “circum-navegação tecnológica” (Martins, 2015, 2017, 2018), a empreender por todos os países de língua portuguesa, como um combate pela ordenação simbólica do mundo, onde se colocam os problemas de língua hegemónica e de subordinação política, científica, cultural e artística. Trata-se, pois, de uma travessia eletrónica, que passa pela utilização de sites, portais, redes sociais, repositórios e arquivos digitais, e ainda, de museus virtuais. O ponto de vista adotado é o de que uma grande língua de culturas e de pensamento, como é o caso da língua portuguesa, não pode deixar de ser, igualmente, uma grande língua de conhecimento, humano e científico, ou seja de desenvolvimento.