Berlim: Exposição “A Canção de Lisboa & Gado Bravo”, no Camões

Descrição

Por ocasião da 69ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim - Berlinale, terá lugar no dia 8 de fevereiro de 2019, às 16h30, no Camões Berlim, a inauguração da exposição “A Canção de Lisboa & Gado Bravo”, da autoria da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, que estará patente em Berlim até ao dia 29 de Março. A abertura da exposição terá lugar na presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca e do Embaixador de Portugal na Alemanha, João Mira Gomes. Estará presente ainda a equipa do filme “A Portuguesa”, de Rita Azevedo Gomes, selecionado para a secção Fórum da edição deste ano do Festival.

A exposição inclui uma seleção de fotografias de rodagem dos dois filmes portugueses: “A Canção de Lisboa”, realizado por Cottinelli Telmo, primeiro filme sonoro inteiramente produzido em Portugal e primeiro projeto da Tobis, o “estúdio de cinema nacional”, e “Gado Bravo”, corealizado por António Lopes Ribeiro e Max Nosseck, este filme contou com colaboradores alemães e austríacos, então em Portugal em fuga ao regime Nazi, incluindo o argumentista Erich Philippi, o diretor de fotografia Heinrich Gärtner, o compositor Hans May e os atores Olly Gebauer e Siegfried Arno.

“Gado Bravo” foi exibido na edição de 2013 do Festival Internacional de Cinema de Berlim – Berlinale, na secção Retrospetiva programada pela Cinemateca Alemã.