Cairo: "Dia Aberto à Comunidade Académica"

Descrição
Para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa no Cairo, no dia 7 de maio de 2025, o Leitorado de Português do Camões, I.P., no Departamento de Português da Faculdade Al-Alsun da Universidade de Ain Shams, no Cairo, irá dinamizar um "Dia Aberto à Comunidade Académica", e convidar os 17 departamentos de línguas estrangeiras da Faculdade para participar de diversas atividades de divulgação da língua, literatura e cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O "Dia Aberto à Comunidade Académica" terá início às 11h00, com a receção do Embaixador de Portugal na República Árabe do Egito, Rui Tereno, e autoridades da Faculdade, pelos alunos da licenciatura em Português.
Programa:
Mural Interativo “O Português é…”. Os visitantes poderão completar a frase “O Português é…” em português, árabe ou inglês com post-its ou desenhos, num placar instalado para o efeito.
Estarão instalados, no recinto da faculdade:
- Um arco/painel decorado com balões e frases em português, de autores de língua portuguesa;
- Uma estrutura decorativa com expressões em português (traduzidas para árabe e inglês) e acessórios temáticos, para que os estudantes leiam e tirem fotografias;
- Exposição de trava-línguas com ícones, traduções para árabe e áudios acessíveis por QR code;
- Cartões com palavras portuguesas de origem árabe e os seus significados.
Irá ser dinamizado, por alunos:
- Jogo “Adivinha o Significado”. Trata-se de cartões com palavras em português e três imagens, em que os visitantes devem decifrar a definição correta em português;
- Trava-línguas “Tenta Dizer!”, em que os participantes irão tentar reproduzir palavras em língua portuguesa.
Será apresentado um minilivro com receitas egípcias e portuguesas em português e árabe.
Serão anunciadas as melhores histórias inéditas escritas pelos alunos do 2.º ano, em contexto das aulas de textos da literatura e será entregue um prémio à melhor narrativa. A entrega será feita pelo Embaixador de Portugal na República Árabe do Egito, Rui Tereno.
Esta iniciativa conta com o apoio do Camões, I.P.