Cidade da Praia: Espetáculo de dança-teatro “Manel d’Novas”

Descrição

O Camões - Centro Cultural Português na Cidade da Praia, apresentará no dia 13 de fevereiro de 2020, pelas 20h00, o espetáculo de dança-teatro “Manel d’Novas”, pela Companhia Raiz di Polon.

O espetáculo “Manel d’Novas” apresenta a vida e obra de Manel d’Novas, um dos poetas e compositores cabo-verdianos mais conhecidos internacionalmente pelas suas composições, e consiste numa coprodução da Associação Cultural Raiz di Polon, Fundação Calouste Gulbenkian, OPART/Companhia Nacional de Bailado/Estúdios Victor Córdon, Câmara Municipal da Praia, Largo Residências, sendo que a apresentação de “Manel d’Novas” na cidade da Praia conta com o apoio do Centro Cultural Português.

Sinopse:

“Manel d’Novas nasceu com uma ilha às costas, ilha que seria casa, carapaça, cruz e raiz. Tudo quanto é reminiscente estava guardada na casa, tudo quanto era maternal também, todos os sons, os cânticos das romarias, a cheia das ribeiras, a água das montanhas, os latidos, os grilos, as cagarras, a criançada alegre a caminho da escola e nas brincadeiras de rua, os cacarejos e o mugir do gado no trapiche, as vozes longínquas dos homens a colar, o boi, as cordas nas festas de casamento, a toada das mulheres a louvar e a saudar os noivos. (...) A cruz, essa inevitável ilha, para ser levada pelo destino do ilhéu, pelo calvário da saudade das coisas pequenas, da casa, na língua e nos sotaques eterno, no inseparável olhar religioso em tudo quanto é criatura e coisa. Por fim a raiz, que é tentáculo da ilha no chão, é rizoma da pessoa no mar, é broto de cultura, é caule e ramificação para o céu, até que o homem se torne seu próprio cordão umbilical cósmico, ligando a mão aos tambores e ao violão, sustendo a enxada e o lápis, rodando o leme, a bússola para outros mundos.”

 

Ficha artística:

Texto | Mário Lúcio Sousa

Conceção, coreografia, direção artística e interpretação | Mano Preto

Assistentes de criação e pesquisa de movimentos | Corpo de Bailado da Cia. Raiz di Polon

Canto | Nhoff Fibra, Rosy Timas e Ana Azevedo

Direção musical | Jeff Hessney e Mano Preto

Música original | Manel D’Novas

Assistência cenográfica | Bento Oliveira

Iluminação | Jeff Hessney