Estocolmo: Concerto de música portuguesa e brasileira “O fado desagua na bossa nova”

Calendário
Camões, I.P.
Data
16.09.2022
Localização
Estocolmo

Descrição

No âmbito do Bicentenário da Independência do Brasil, terá lugar no dia 16 de setembro de 2022, às 17h30, em Estocolmo, o concerto de música portuguesa e brasileira "O fado desagua na bossa nova", numa colaboração entre a Embaixada de Portugal/Leitorado do Camões, I.P. em Estocolmo e a Embaixada do Brasil na capital sueca

O concerto, que irá decorrer na Embaixada do Brasil em Estocolmo, será apresentado pelos músicos Fred Warnby (percussão), Guto Lucena (flauta), Filipe Minhava (guitarra portuguesa) e Steinar Aadnekvam (guitarra clássica).

 

Sobre os músicos:

Fred Warnby é um baterista e percussionista sueco, que está sempre à procura de inovação musical. Vindo do jazz & rock, Fred começou sua carreira nos ritmos brasileiros, em 2017. Viveu no Brasil para estudar percussão e música brasileira, onde tocou com artistas e músicos locais. Mais tarde, regressou à Suécia com uma grande vontade de romper fronteiras entre géneros musicais para criar híbridos, incluindo entre a música brasileira e a música folclórica sueca.

Guto Lucena é um músico brasileiro radicado na Europa desde 2000. Fez formação em música na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), em 1999, e tirou um mestrado em performance jazz, no Royal College of Music, em Estocolmo, em 2015. Guto viveu em Lisboa, entre 2000 e 2013. Tocou e gravou com grandes artistas portugueses como Rui Veloso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa, José Salgueiro, Mário Laginha, Fições, José Peixoto, Tora Tora e Big Banda do Hot Club de Portugal. Foi professor de mestrado em interpretação de jazz, na Universidade de Aveiro, e na JB Jazz, em Lisboa.

Filipe Jesus Minhava é um músico luso-brasileiro radicado em Estocolmo desde 2015. Estudou guitarra jazz no Conservatório de Música da Jobra, em Aveiro, e prosseguiu os estudos na ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto. Apesar da sua origem musical ser o jazz e o rock, ingressou, em 2019, no mundo da guitarra portuguesa e do fado com o intuito de divulgar a música portuguesa na Suécia, tendo também várias influências da música brasileira como o choro, samba e bossa nova e da morna cabo-verdiana.

Steinar Aadnekvam é um guitarrista de jazz norueguês, radicado em Estocolmo, Suécia. Com cerca de 20 anos de experiência, tem trabalhado como músico, predominantemente num contexto luso-brasileiro, nomeadamente, como fundador do grupo de jazz/rock "Freedom Tree", que incorpora três continentes representados pela Escandinávia, Brasil e Moçambique. É um artista e produtor musical com 10 álbuns lançados, vencedor de vários prémios, com concertos realizados em mais de 30 países.