Goa: Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Descrição

A disciplina de Português e Estudos Lusófonos da Escola de Línguas e Literatura Shenoi Goembab da Universidade de Goa, em colaboração com o Camões - Centro de Língua Portuguesa em Goa, realizam uma série de iniciativas no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, no ano em que também se celebra o 50.º aniversário da normalização das relações diplomáticas entre Portugal e a Índia.

Deste modo, no dia 25 de abril de 2025, pelas 14h30, haverá um concurso multiartístico destinado aos alunos de Português nas escolas secundárias e nos colégios. Os alunos interpretarão, ainda, diversas canções alusivas ao 25 de Abril e o Leitor do Camões, I.P. na Universidade de Goa conduzirá uma Aula Aberta sobre factos e marcos da história da Revolução dos Cravos. No final do dia, alunos e docentes de Português em Goa participarão na Marcha dos Cravos, que decorrerá no campus universitário, num ato simbólico de promoção da paz e da amizade entre os povos que aspiram e defendem os valores e princípios da liberdade e da democracia.

Também no Camões - Centro de Língua Portuguesa em Goa, de 25 de abril a 9 de maio, será apresentada ao público a exposição “O Legado de um Cravo”, do Museu do Aljube, que relembra os acontecimentos da história de Portugal durante a ditadura.

No dia 3 de maio, aproveitando a presença em Goa para participar no Dia Mundial da Língua Portuguesa, Clara Macedo Cabral participará numa mesa-redonda organizada pelo Camões - Centro de Língua Portuguesa em Goa. A escritora fará a apresentação do seu mais recente livro "Enterrem-me na Vertical", publicado em 2024 pela Editorial Caminho/Leya, uma biografia do seu avô, José Alberto Rodrigues, um reconhecido lutador antifascista e defensor dos direitos e liberdades. Esta iniciativa conta com o apoio do Camões, I.P.