Havana: Dia de Portugal | Espetáculo Interartes “Saudade”

© Produção Fábrica de Arte Cubano
Calendário
Camões, I.P.
Data
09.06.2023 - 11.06.2023
Localização
Havana

Descrição

“¿Qué queda registrado en la tierra de aquel que parte al mar? ¿Qué queda en el que parte de aquello que deja en tierra? ¿Qué es Saudade?

Nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2023, no âmbito da celebração do Dia de Portugal, será a presentado, pela primeira vez, ao vivo, o espetáculo interartes “Saudade”, releitura de artistas da Fábrica de Arte Cubano (FAC) em torno deste elemento tão caro à cultura portuguesa, tido como um dos traços particulares da sua idiossincrasia.

Com direção de Sandra Ramy, Sandra Lopes, Inti Herrera e X Alfonso, o "Saudade" conta igualmente com coreografia de Sandra Ramy, performance do grupo de bailarinos Persona Colectivo e música original de Pepe Gavilondo, envolvendo ainda poesia de ambos os países. Este espetáculo, congrega um grupo artístico multiartes de prestígio que muito nos honra. Recorde-se que alguns destes artistas, nomeadamente X Alfonso e Sandra Lopes, foram recentemente distinguidos com um Grammy Latino.

Estão previstas três edições, dada forte expetativa e interesse do público pelo evento, decorrentes quer do impacto da marca FAC no contexto, quer do tema em si, dada a reconhecida e inovadora qualidade dos trabalhos realizados por esta instituição cubana em geral, importantíssima referência nacional e internacional.

Os movimentos da diáspora que Portugal e Cuba apresentam no seu histórico, ainda que, em muitas situações, motivados por razões diversas, partilham a nostalgia da ausência e a indefinição do reencontro. Conforme palavras da própria FAC, este trabalho alude a «la relación con lo lejano, lo inalcanzable y con la tierra, que nos ha devuelto a un espacio de comprensión de lo humano».

A estreia ao vivo terá lugar no emblemático Teatro Martí, em Havana, espaço oitocentista recuperado pela Oficina do Historiador da Cidade, o qual preserva ainda hoje o estatuto de um dos principais espaços de espetáculo de Cuba.

No dia 10 de junho, o espetáculo será precedido por um Vinho de Honra, oferecido pelo Embaixador de Portugal em Havana, numa celebração mais formal e restrita da celebração em causa.

Este espetáculo conta com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P.