Istambul: Participação portuguesa na 45.ª edição do Festival de Cinema de Istambul
Descrição
Entre 9 e 19 de abril de 2026, realiza-se o Festival de Cinema de Istambul, organizado pela Fundação de Istambul para a Cultura e as Artes (IKSV).
Nesta edição, Portugal estará representado por três produções, que serão exibidas em oito sessões:
- Nova ’78 (2025), de Aaron Brookner e Rodrigo Areias — em exibição nos dias 10, 17 e 18 de abril;
- Anoche Conquisté Tebas (Ontem à Noite Conquistei Tebas, 2025), de Gabriel Azorín — em exibição nos dias 14, 15 e 19 de abril;
- Amílcar (1979), de Fernando Cabral, Flora Gomes e Jom Tob Azulay — em exibição nos dias 14 e 19 de abril.
O realizador Rodrigo Areias, para além de apresentar o seu filme no festival, integrará também o júri da secção internacional, participando ainda em várias iniciativas paralelas da programação.
Com o apoio da Embaixada de Portugal em Ancara e do Camões, I.P., o cinema português volta, assim, a marcar presença naquele que é considerado o mais importante festival de cinema da Turquia.
Mais informações sobre o programa incluindo horários e locais das sessões aqui.