Luanda: Exposição "Unearthed" / Travessias Fragmentárias, da artista angolana Anita Sambanje

Calendário
Camões, I.P.
Data
10.12.2025 - 09.01.2026
Localização
Centro Cultural Português em Luanda

Descrição

A exposição Unearthed / Travessias Fragmentárias, da artista angolana Anita Sambanje e com curadoria de Luamba Muinga, será inaugurada no Camões – Centro Cultural Português em Luanda no dia 10 de dezembro de 2025, às 18h30, onde ficará patente até 9 de janeiro de 2026.

Em Unearthed Travessias Fragmentárias, a artista propõe uma reflexão sobre identidades fragmentadas, rituais de passagem e a fusão entre vida, morte e regeneração. Entre fotografia, performance, colagem, instalação e vídeo, Anita Sambanje constrói um território visual que articula o íntimo e o ancestral, com forte referência às espiritualidades africanas. A exposição reúne obras desenvolvidas nos últimos anos, incluindo produções inéditas.

A exposição, de entrada livre, pode ser visitada de segunda a quinta-feira das 9h00–17h00, e sexta-feira das 9h00–12h00.

 

Sobre a artista
Anita Sambanje é uma artista multimédia que vive e trabalha em Angola. A sua prática explora a relação entre seres, corpos e espíritos, investigando o véu entre a vida, a morte e aquilo que existe para além delas. Aprofunda a ligação entre espiritualidade e mundo natural, procurando compreender de que forma essa relação molda a perceção de identidade e dos lugares que ocupamos no mundo. Partindo da convicção de que a existência humana está intimamente entrelaçada com o natural e o espiritual, desenvolve uma linguagem visual que emerge do sonho e da intuição, permitindo que a arte e os materiais que utiliza falem através dela. O percurso de Anita Sambanje inclui exposições e residências em Angola, África do Sul e Namíbia. Entre os seus projetos destacam-se as participações nas mostras Unearthed Traces (This Is Not a White Cube, 2023), Through the Lens Collective Portrait Show (Joanesburgo, 2023) e Bakers Bay Artist Retreat Exhibitions (Windhoek e Oranjemund, 2023).

Sobre o curador
Luamba Muinga é curador, investigador cultural e escritor. É coordenador do LabCC – Laboratório de Crítica e Curadoria e coorganizador da rede curatorial internacional Continued Conversations. Vencedor do Prémio Imprensa Nacional para Literatura em 2022, com o livro Escritos Paliativos, é também coautor da publicação Are we not makers of history? (2020), lançada através da Bag Factory, em Joanesburgo. O seu trabalho abrange exposições e projetos no âmbito da arte contemporânea.