Luanda: Lançamento da obra “A Economia Não Oficial Urbana em Luanda (1960-1996)”, de Manuela Venâncio

Descrição

No dia 25 de março de 2019 (2ª feira) pelas 18h30, no Camões - Centro Cultural Português em Luanda, será lançada a obra A Economia Não Oficial Urbana em Luanda (1960-1996), de Manuela Venâncio.

Esta obra merece a seguinte fundamentação por parte da autora “A minha condição enquanto cidadã observadora participante da realidade angolana e luandense, em particular, e da curiosidade e preocupação que me fazem sentir o rumo da realidade conduziram-me à elaboração da presente obra, no intuito de refletir sobre os fatores, as características, a evolução e as tendências da economia não oficial (ENO) urbana de Luanda (…). Trata-se de uma proposta de reflexão e discussão, que não pode ser dissociada do período de análise que aborda: de 1960 a 1996”.

Acrescenta ainda Manuela Venâncio que “Atualmente, assiste-se ao fim da impunidade, mas o debate deverá ser mais profundo. Quem é o responsável por esta crise? E pela criação de uma mentalidade de desmoralização da vida pública? Quem aproveitou o banquete? Quem ficou com os restos? Para que Angola se desenvolva, muito terá que mudar.

Este é o nosso contributo para essa mudança. Dirigido aos jovens estudantes que queiram compreender e pesquisar os fatores que contribuíram para esse momento da história angolana e, assim, exercer o seu elevado papel nos esforços de moralização da sociedade”.