Luxemburgo: Conferência “A marquesa de Alorna (1750-1839), aliás Alcipe, ou Madame de Stäel portuguesa”

Descrição

Teve lugar no Camões – Centro Cultural Portuguêss no Luxemburgo,  no dia 30 de maio, às 19h00, a conferência “A marquesa de Alorna (1750-1839), aliás Alcipe, ou Madame de Stäel portuguesa”, proferida por Mili Tasch-Fernandes.

A conferência foi seguida de uma prova do vinho «Marquesa de Alorna Grande Reserva» da Quinta da Alorna.

Resumo: Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre, com apenas oito anos de idade, foi encarcerada com sua mãe e sua irmã mais nova no convento de Chelas, onde viveram quase dezanove anos. Este cativeiro foi ditado pelo Marquês de Pombal na sequência da condenação à morte dos avós e tios maternos, os Marqueses de Távora, acusados de um atentado contra o rei D. José I. A jovem Leonor passará este período da sua vida a ler e a estudar, o que, mais tarde, fará dela uma das figuras literárias mais importantes do pré-romantismo em Portugal.

Mili Tasch-Fernandes ex-funcionária europeia, é guia conferencista no Museu Nacional de História e de Arte (MNHA) e no Musée des Trois Glands e foi a primeira mulher a presidir o Círculo Cultural das Instituições Europeias criado em 1957. Em 1990 fundou o Círculo Cultura Portuguesa das Instituições Europeias, tendo organizado durante três décadas, com o apoio da Embaixada de Portugal, da Fundação Gulbenkian, do Centro Universitário e do Ministério da Cultura do Luxemburgo, numerosos eventos culturais ligados à divulgação da Cultura Portuguesa. Mili Tasch-Fernandes é Comendadora da Ordem do Infante Dom Henrique e recebeu a medalha de mérito Dicks-Rodange-Lentz pelos serviços prestados à língua luxemburguesa.