Luxemburgo: Conferência de Manuela Tavares «Feminismos em Portugal – um percurso longo e difícil»

Calendário
Camões, I.P.
Data
11.10.2019
Localização
Luxemburgo

Descrição

No dia 11 de outubro de 2019, pelas 9h45, será proferida, na Universidade do Luxemburgo, a Conferência da Professora Manuela Tavares, intitulada “Feminismos em Portugal – um percurso longo e difícil”.

“Feminismos em Portugal – um percurso longo e difícil”

Os feminismos em Portugal, após um florescimento, nas primeiras duas décadas do século XX, com o contributo das feministas republicanas, foram diluídos pela longa noite de 48 anos de fascismo, onde as lutas contra o regime absorveram muitas mulheres. Após o encerramento do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, em 1947 pelo regime Salazarista, deixaram de existir espaços onde as mulheres pudessem tecer as suas inquietações.

O 25 de abril de 1974 encheu de esperança as ruas e milhares de mulheres puderam, pela primeira vez, erguer as suas vozes em liberdade.

Mas as suas reivindicações específicas ficaram em segundo plano pela emergência de assuntos como o direito ao trabalho, à educação, à saúde, à habitação. Deste modo, as questões ligadas à segunda vaga dos feminismos: direito à contraceção e aborto, a violência sobre as mulheres e as sexualidades ficaram, de certo modo, adiadas.

O slogan “O privado é político” demorou tempo a entrar numa sociedade com um enorme traço de conservadorismo herdado do obscurantismo ditado pelo anterior regime, onde as mulheres existiam em função do cuidado com as famílias, como grande missão social.

Contudo, apesar das dificuldades, os feminismos em Portugal avançaram até aos tempos atuais, numa diversidade de correntes e de grupos feministas, que tornam hoje a sociedade portuguesa mais atenta aos direitos das mulheres, perante situações como o femicídio ou quaisquer tentativas de fazer recuar a despenalização do aborto que em Portugal levou quase três décadas a alcançar.

Manuela Tavares

Investigadora no CIEG – Centro Interdisciplinar de Estudos de Género- ISCSP – UL

Membro da direção da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta

 

Nota biográfica | Manuela Tavares

Doutorada pela Universidade Aberta em Estudos sobre as Mulheres, com o tema: Feminismos, Percursos e Desafios. (1947-2007).

Investigadora no CIEG – Centro Interdisciplinar de Estudos de Género – ISCSP – Autora de diversos livros: Feminismos, Percursos e Desafios, (2011); Aborto e Contraceção em Portugal, (2003). Movimentos de Mulheres em Portugal nas décadas de 70 e 80, (2000). Co-organizadora dos seguintes livros: O longo caminho das mulheres – feminismos 80 anos depois, (2007); Quem tem medo dos feminismos, congresso feminista 2008 (2010). Autora de diversos artigos e capítulos de livros na área da sua especialidade, assim como de comunicações em seminários e conferências.

Membro da direção da UMAR, tendo sido uma das suas fundadoras em 1976.

 7557 l