Luxemburgo: Conferência sobre Natália Correia "O dever de deslumbrar"

Calendário
Camões, I.P.
Data
12.11.2021
Localização
Luxemburgo

Descrição

O Leitorado de Português do Camões, I.P. na Universidade do Luxemburgo organiza, no dia 12 de novembro de 2021, às 9h45, a conferência "O dever de deslumbrar / Le devoir d’éblouir", proferida por Filipa Martins, biógrafa de Natália Correia

A conferência - em português com tradução simultânea em francês - decorrerá em modo híbrido: presencial, na sala 4.390 da MSA – Campus Belval, com capacidade máxima para 30 pessoas, e à distância. 

 

Filipa Martins sobre Natália Correia

Gosto da expressão de advertência ‘Contém Alarme’ colada na capa dos livros. Fugindo à compreensão textual do alerta, pergunto: não é esse o desígnio de qualquer obra? Uma biografia sobre Natália Correia terá sempre de alarmar porque, se já não bastasse a obra, Natália ofereceu-nos a pessoa.

Natália é manusear um papiro antigo que ao toque abre novos veios e ramifica outros, desafiando o caminhante a uma viagem longa. Haverá cansaço, na exata razão do cansaço da vida. E haverá ficção, na exata razão da efabulação da vida.

Ensaísta, romancista, cronista, jornalista, poetisa, dramaturga, a sua obra impõe-se como uma das expressões mais originais, profícuas e polissémicas no panorama das letras portuguesas. Às dimensões elencadas, juntam-se outras faces poligonais de mulher pública e libertária, sedutora compulsiva, uma allumeuse nas palavras de alguns, que usou os espartilhos da vida política, como voz, apoiante ou deputada, sob uma égide maior – a da liberdade – e apenas enquanto se acomodaram com conforto ao corpo dessa liberdade.

 

 

Conferência em português com tradução simultânea em francês

Em anexo segue informação sobre esta manifestação: