Luxemburgo: Noite das Línguas, no âmbito do Dia Europeu das Línguas, com Arnaldo Saraiva

Descrição

A Embaixada de Portugal e o Camões - Centro Cultural Português no Luxemburgo divulgam a participação de Arnaldo Saraiva - professor emérito da Universidade do Porto - na Noite das Línguas, no dia 26 de setembro de 2023, em que  se celebra o Dia Europeu das Línguas. O evento é organizado em colaboração com o Instituto Pierre Werner.

A partir de um poema de Alberto de Lacerda, Arnaldo Saraiva colocará em evidência aspectos da história, da diversidade e da particularidade da língua portuguesa. A intervenção será em português com tradução simultânea para francês.

Reservas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Arnaldo Saraiva é professor emérito da Universidade do Porto, em cuja Faculdade de Letras ensinou, assim como na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, na Universidade de Paris – Sorbonne Nouvelle e na Universidade Católica Portuguesa - Porto. Foi membro da direção da Cooperativa Árvore, presidente do Conselho Geral do Boavista Futebol Clube, fundador do Centro de Estudos Pessoanos, presidente da Fundação Eugénio de Andrade, cronista do Jornal de Notícias, Público, Diário de Notícias e Jornal do Fundão, diretor das revistas Persona (codireção), Terceira Margem Cadernos de Serrúbia, colaborador da Radiotelevisão Portuguesa e da Radiodifusão Portuguesa e ator em filmes de Luís Galvão Teles, António Reis, Saguenail e Joaquim Pinto. É sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras, é autor de extensa bibliografia (ensaio, poesia, crónica e tradução), em que se incluem obras como: 

- Fernando Pessoa e Jorge de Sena (1981) 

- O Modernismo Brasileiro e o Modernismo Português (1986; 3.ª ed., 2015) 

Fernando Pessoa Poeta-Tradutor de Poetas (1996) 

O Sotaque do Porto (1996) 

Conversas com Escritores Brasileiros (2000) 

- O Génio de Andrade (2014) 

A Entrada de Fernando Pessoa no Brasil (2015) 

Vergílio Ferreira, Seminarista nos Seminários do Fundão e da Guarda (2017) 

Carlos Drummond de Andrade, uma Pedra (Preciosa) no meio do (meu) Caminho (2018)

-  João Cabral de Melo Neto na Poesia Portuguesa (2020)

José Marmelo e Silva - O Real e a Ficção do Insubmisso (2023)