Macau: Concerto do grupo "Alvorada" dedicado a Carlos Paredes
Descrição
Assinalando o centenário do nascimento de Carlos Paredes, terá lugar no dia 4 de dezembro de 2025, no Jardim da Residência oficial do Cônsul-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, um concerto do grupo "Alvorada", que reúne os músicos António José Moreira, Ricardo Dias e Pedro Lopes, em torno do seu álbum intitulado "Regresso", que traz à tona as canções de Carlos Paredes que o ligam a Coimbra.
Embora Carlos Paredes seja universalmente associado a Lisboa e ao estilo "moderno" de guitarra portuguesa a solo em que foi pioneiro, nasceu em Coimbra, em 1925, e aí passou a sua primeira infância. Algumas das suas primeiras atuações públicas foram a acompanhar fadistas de Coimbra, na década de 1940, antes de se mudar definitivamente para Lisboa. “Regresso” remete-o simbolicamente a essa origem, inspirando-se em temas de Carlos Paredes e de seu pai, Artur Paredes.
O espetáculo, que revive o som orquestral original da dupla com acompanhamento de guitarras e viola, evoca melodias que remetem ao amanhecer, como observou poeticamente José Saramago: "Eu não havia pensado nisso antes, quando ouvia o violão de Carlos Paredes, mas hoje, ao me lembrar, entendo que aquela música era feita de amanheceres, cantos de pássaros anunciando o sol."
A entrada é livre.
Este evento conta com o apoio do Camões, I.P.