Maputo: 1.ª série da Temporada de Música Clássica de Maputo - Xiquitsi 2024

Calendário
Camões, I.P.
Data
02.05.2024 - 04.05.2024
Localização
Maputo, Moçambique

Descrição

Nos dias 2, 3 e 4 de maio de 2024 terá lugar a 1.ª série da Temporada de Música Clássica Xiquitsi 2024, com dois grandes concertos públicos em Maputo.

Obras de famosos compositores como E. Caruso, G. Caccini, W.A. Mozart, F. Lehár, R. Schumann, G. Bizet, G. Verdi, R.Rodgers e muitos outros, serão interpretadas pelos músicos convidados sul-africanos Jacobi de Villiers - Mezzo-soprano; Thobela Ntshanyana – Tenor, Vincent Shibambo - Barítono; Philippus Hugo - Piano  e alunos  Xiquitsi, Cecília Mapanga - Soprano; Herminda Sucena - soprano e Hilário Vasco Manhiça - Barítono e o Coro Xiquitsi.

A Temporada será constitutída pelos seguintes concertos:

2 de maio, 19h00, Conselho Municipal, Concerto de Gala – por convite.

3 de maio, 19h00, no Centro Cultural Moçambique-China, Noite Clássica - na Galeria Kulungwana (terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, e sábados, das 10h00 às 15h00) e na galeria do Camões - Centro Cultural Português em Maputo (segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00).

4 de maio, 11h00, no Centro Cultural Moçambique-China, Concerto Pais e Filhos - entrada livre.

 

A Associação para o Desenvolvimento Cultural Kulungwana criou em 2013 o Xiquitsi, um projeto social de ensino coletivo de música, dirigido a crianças e jovens entre 6 e os 25 anos. O Xiquitsi tem duas vertentes principais de ação: a formação de orquestras e coros de Moçambique e a realização das Temporadas de Música Clássica.

Além de objetivos culturais e de desenvolvimento artístico, o projeto Xiquitsi tem propósitos sociais claros: a inserção social bem como a capacitação profissional de jovens e crianças. Os alunos são maioritariamente provenientes de camadas sociais menos favorecidas que têm, através do Xiquitsi, acesso livre e gratuito ao ensino de música, apoio na alimentação e transporte.

Após 10 anos de existência, o Xiquitsi é hoje um elemento incontornável no cenário da música clássica na cidade de Maputo e no país, tendo expandido a experiência com o projeto Cantate nas províncias de Nampula (cidade de Nampula, Lumbo e Ilha de Moçambique) e de Cabo Delgado (Pemba).