Montevideu: Teatro documental “Figueiredo”, de Pedro Vilela, no Festival Temporada Alta de Girona em Montevideu

Calendário
Camões, I.P.
Data
02.02.2023 - 03.02.2023
Localização
Montevideu, Uruguai

Descrição

A obra de teatro documental "Figueiredo", de Pedro Vilela, será apresentada nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2023, no âmbito do 9.º Festival Temporada Alta de Girona em Montevideu, que decorre de 1 a 26 de fevereiro. O evento, organizado pela Sala Verdi, circulará por diferentes espaços culturais da cidade, como o Centro Cultural Terminal Goes, o centro de exposições SUBTE, o Mercado Agrícola de Montevideo e a Sala Lazaroff.

Nesta edição, Pedro Vilela apresenta “Figueiredo” nos dias 2 e 3 de fevereiro, no Centro Cultural Terminal Goes, e no dia 4 de fevereiro, na Sala Lazaroff.

A apresentação da obra “Figueiredo” no Festival Temporada Alta de Girona conta com o apoio da Embaixada de Portugal em Montevideu, do Camões, I.P. e do Programa Shuttle da Câmara Municipal do Porto.

Sinopse

Um documento oculto serve como ponto de partida para esta conferência performativa que procura transitar entre a história e a memória, tecendo ligações em torno de uma política de destruição que remonta a 1500: o genocídio indígena no Brasil.

“Relatório Figueiredo" foi o nome do relatório conclusivo preparado pela Comissão de Inquérito criada no Brasil em julho de 1967 para investigar irregularidades no Serviço de Proteção ao Índio, a agência estatal responsável pela implementação da política indígena brasileira entre 1910 e 1967.

A investigação historiográfica e performática é conduzida através da procura de uma verdade subjacente ao discurso, reconstruindo os elementos da memória (dados, factos, informação), como peças de um jogo, cujo objetivo não é provar uma realidade, mas construir uma narrativa em que personagens e documentos são uma parte constituinte da história, um passado ressignificado no presente.