Nova Deli: Semana da Língua Portuguesa

Descrição

O Camões – Centro de Língua Portuguesa (CCP) em Nova Deli celebra em 2024 o Dia Mundial da Língua Portugal com um conjunto de atividades que ocuparão toda uma semana. No dia 29 de abril, das 17h00 às 19h00 locais, será a sessão de encerramento do primeiro Grupo de Leitura em Português organizado em Nova Deli (Portuguese Readers Book Club), dedicado à leitura integral e no original de "Quem me dera ser onda", de Manuel Rui. Trata-se de uma atividade iniciada no 8 de abril de 2024 que juntou um grupo de 59 pessoas, alunos e antigos alunos de Português, para a leitura faseada deste clássico da Literatura Angolana.

As sessões semanais em formato misto - no CCP em Nova Deli e com transmissão em direto para o canal de YouTube -, em inglês, são da responsabilidade de João Ribeirete e têm como objetivo principal calibrar as leituras individuais feitas em casa e criar uma ideia de Comunidade de Leituras em Língua Portuguesa.

Nos dias 2 e 3 de maio terá lugar o Lusophone Film Festival, organizado em colaboração com as Embaixadas de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal e os Consulados Honorários de Cabo Verde e Guiné Bissau. O tema deste ano será Women & Revolution. No ano em que se celebram os 50 anos da Revolução dos Cravos, uma revolução que mudou as relações entre todos os países de Língua Oficial Portuguesa, o olhar feminino sobre esta e outras revoluções foi tema de interesse. Os filmes selecionados dentro do tema da revolução foram todos realizados por mulheres.

O Festival começará no Grande Auditório do Centro Cultural Triveni Kala Sangam, com "Mangrove School", de Filipa César e Sónia Vaz Borges (2022), seguir-se-á, no primeiro dia, "Lugar em parte nenhuma", de Bárbara Oliveira e João Rodrigues (2016) e "Rosinha e outros bichos do mato", de Marta Pessoa (2023). O segundo dia do Lusophone é de cinema ao ar livre, no Anfiteatro do Centro Cultural Triveni Kal Sangam, onde serão exibidos "Ana. Sem Título", de Lúcia Murat (2020) e "Kalunga", de Lara Sousa (2018). Os filmes serão apresentados pelo responsável da programação, João Ribeirete, e discutidos com o público. Da programação fará parte também uma performance musical e de leitura de poemas por alunos angolanos a estudar em Nova Deli.

No dia 2 de maio, ainda no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e de forma a complementar o Lusophone Film Festival, vai ser inaugurada no Centro Triveni Kala Sangam em Nova Deli para o público em geral a exposição “O Legado de um Cravo”, na sua versão inglesa. Um dos objetivos desta exposição itinerante da responsabilidade do Museu do Aljube é relembrar os acontecimentos da história de Portugal durante a Ditadura, nomeadamente todas as liberdades que foram suprimidas durante cinco décadas. As imagens são acompanhadas por códigos QR que dão um fácil acesso a um conjunto de recursos multimédia (gravações vídeos e áudios, simulações em 3D, jogos, galerias de imagens, etc), que, para além de fornecer informação, proporcionam uma experiência interativa e divertida para adultos e crianças.