Paris: Colóquio "Línguas, saberes, representações: o português através do prisma do plurilinguismo"

Calendário
Camões, I.P.
Data
28.11.2025 - 29.11.2025
Localização
Paris, França

Descrição

O Colóquio "Línguas, saberes, representações: o português através do prisma do plurilinguismo" vai decorrer no dias 28 de novembro de 2025, na Universidade Paris Nanterre, e 29 de novembro de 2025, na Casa de Portugal - André de Gouveia - Cité intenationale Universitaire de Paris.

Criada em 2023 e sediada na Universidade Paris Nanterre em 2025, a Associação dos Lusistas do Ensino Superior Francês (ALESF) organiza o seu segundo colóquio, fruto de uma parceria entre o Departamento de Português, a UFR LCE, o CRILUS e a Cátedra Lindley Cintra de Camões I.P, localizada na Universidade Paris Nanterre, em colaboração com a Casa de Portugal - André de Gouveia (CIUP).

Este colóquio propõe questionar a língua portuguesa a partir das dinâmicas contemporâneas do plurilinguismo, concebendo-a como um espaço de relação e circulação situado na encruzilhada de diferentes mundos culturais. Trata-se de examinar os conhecimentos e as práticas que configuram uma língua considerada na sua pluralidade, no ponto de encontro dos imaginários culturais e multilingues. Será dada especial atenção às práticas linguísticas plurais inscritas nas heranças pós-coloniais e nos fenómenos migratórios, que reconfiguram as interações entre espaços linguísticos e culturais em contextos geopolíticos em mutação. Serão também consideradas as políticas linguísticas específicas dos contextos em que o português coexiste com outras línguas, bem como as condições que permitem valorizar a diversidade linguística e as competências interculturais.

O colóquio pretende também destacar a diversidade linguística como um direito cultural, condição para uma cidadania inclusiva, em ligação com uma ecologia das línguas e das culturas. Estará aberto a abordagens interdisciplinares, a iniciativas de criação artística e à investigação-criação. As mesas redondas permitirão também destacar as investigações interdisciplinares realizadas no âmbito do lusismo francês, incluindo a pesquisa dos jovens investigadores. Este encontro visa, assim, propor um espaço de reflexão no qual a língua portuguesa se torna um observatório dos desafios contemporâneos da pluralidade linguística, das dinâmicas interculturais e das formas emergentes de cidadania global.

Conheça aqui o programa.