Paris: Jornada de estudos “A cultura e a Europa no pensamento de Eduardo Lourenço”

Calendário
Camões, I.P.
Data
10.11.2023
Localização
Paris, França

Descrição

No âmbito do centenário do nascimento de Eduardo Lourenço (1923-2023), terá lugar no dia 10 de novembro de 2023, entre as 14h30 e as 18h30, a jornada de estudos “A cultura e a Europa no pensamento de Eduardo Lourenço”, na Casa de Portugal - André de Gouveia, em Paris.

Esta jornada de estudo dedica-se à vasta obra do autor de "O Labirinto da Saudade", que influenciou várias gerações através do seu pensamento crítico e das suas análises profundas e originais sobre questões fundamentais do mundo da cultura, bem como através da sua importante intervenção cívica.

O seu pensamento será sucessivamente evocado pelas intervenções de: Guilherme de Oliveira Martins – "Eduardo Lourenço-Europa e Cultura"; Margarida Calafate Ribeiro – Eduardo Lourenço, une longue lettre envoyée au Portugal; Graça Dos Santos – "Ceci n’est pas mon corps’’: entre ici et là-bas, corps migrant en suspension (1977-2023); Mafalda Soares – «Buscar em longes terras o que em casa nos falta»: réflexions sur l’étranger dans la pensée d’Eduardo Lourenço; e Jorge Maximino – “Palavra e memória. Ler poesia com Eduardo Lourenço.  

Ser­á ainda apresentada a antologia de poesia em memória de Eduardo Lourenço: "A Mais Frágil das Moradas", organizada por Jorge Maximino e Nuno Júdice, da editora Guerra e Paz.

A sessão encerra com a projeção do filme "O Labirinto da Saudade" (67m, 2017), de Miguel Gonçalves Mendes, na presença do produtor Vasco Sequeira, em parceria com o Comité Sousa Mendes.

Esta jornada internacional é uma organização conjunta entre a Casa de Portugal - André de Gouveia, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa, o Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibéro-américains Contemporainsa (CRIMIC), da Sorbonne Université, o Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL) da Sorbonne Nouvelle, a Universidade Paris Nanterre, Leitorado de Português do Camões I.P. na Universidade de Paris 8 - Vincennes Saint Denis, as Cátedras do Camões, I.P. Paul Teyssier, Solange Parvaux e Lindley Cintra, em parceria com o Comité Aristides Sousa Mendes.

Consulte o programa aqui.