Paris: Participação portuguesa no Festival Chantiers d’Europe 2025

Descrição
O Festival Chantiers d’Europe 2025, promovido pelo Théâtre de la Ville em Paris, terá início no dia 5 de junho de 2025, e contará com um concerto do cantautor e multi-instrumentista português B Fachada, que apresentará na capital francesa a sua música singular, cruzando tradição e inovação com o seu estilo inconfundível.
A participação portuguesa estará ainda em destaque com a apresentação de duas propostas artísticas de grande relevância, assinadas por dois nomes das artes performativas contemporâneas em Portugal - Joana Craveiro, no teatro, e Tânia Carvalho, na dança.
Nos dias 23 e 24 de junho, será apresentada no Studio do Théâtre de la Ville - Sarah Bernhardt, a peça "Intimidade com a Terra", uma criação de Joana Craveiro / Teatro do Vestido. Esta proposta, marcada por uma forte dimensão poética, política e autobiográfica, convida o público a refletir sobre a memória coletiva, os territórios e as formas de pertença.
Nos dias 28 e 29 de junho, na Coupole do Théâtre de la Ville – Sarah Bernhardt, subirá ao palco o espetáculo de dança Lo Faunal / As if I Could Stay There for Ever, uma colaboração entre a coreógrafa portuguesa Tânia Carvalho e o bailarino e criador catalão Pol Jiménez. A peça propõe um diálogo entre linguagens coreográficas, cruzando o flamenco e a dança contemporânea num jogo de tensões e cumplicidades.
Esta programação está inserida na parceria estabelecida para 2025 entre o Camões – Centro Cultural Português em Paris e o Théâtre de la Ville, com o objetivo de reforçar a presença da criação artística portuguesa em França.