Paris: Seminário "As fontes do Português. A língua, as vozes, os textos", proferido por Maria Ana Ramos
Descrição
Inserido no ciclo de seminários “A Língua Portuguesa em Culturas”, terá lugar, no dia 4 de dezembro de 2025, às 14h00, o seminário "As fontes do Português. A língua, as vozes, os textos", proferido por Maria Ana Ramos, na UFR Langues, Bat. Ida Maier, da Universidade Paris Nanterre.
Organizado pelo CRILUS (Centre de Recherches Interdisciplinaires sur le monde Lusophone) e pela Cátedra Lindley Cintra do Camões, I.P. na Universidade Paris Nanterre, em parceria com o Leitorado de Português do Camões, I.P. na Universidade Paris 8 - Vincennes Saint Denis, este seminário pretende explicar a génese do português e o desenvolvimento das suas variedades linguísticas, referindo-se às diversas vozes e textos.
A história do português corresponde à história da formação, evolução e expansão de uma variedade linguística, que se gerou no noroeste da Península Ibérica, tornando-se posteriormente individualizada como língua falada e escrita em Portugal, e em vários países, que hoje se expressam oficialmente por este idioma.
Os documentos mais antigos revelam já características de uma variedade linguística ocidental, que se distanciará das outras variedades ibéricas entre os sécs. IX e XII. Adotado por muitos manuscritos, o galego-português, torna-se uma língua de bastante prestígio no séc. XIII, que ilustrará uma literatura riquíssima e original. Promulgada língua oficial da administração, rapidamente se distinguirá como a língua de um reino que alcançará importante estabilização durante o Renascimento sob o dinamismo da imprensa. A normalização linguística concretiza-se em 1536, com a publicação das primeiras convenções gramaticais de Fernão Oliveira e João de Barros.
Maria Ana Ramos é Professora Titular Emérita na Universidade de Zurique (Romanisches Seminar), foi responsável pelo ensino do Português (Língua, Linguística, Literatura e Filologia) e diretora da Cátedra Carlos de Oliveira do Camões, I.P. na Universidade de Zurique, onde ensinou "Língua, Linguística, Literatura e Filologia" portuguesas desde e onde obteve também a "Agregação" em Filologia Românica. Os grandes domínios da sua investigação concentram-se na história da lírica galego-portuguesa, nas variações textuais da sua produção, nos processos de transmissão e na receção medieval e quatrocentista de coleções poéticas coletivas, em particular no que se relaciona com o "Cancioneiro de Ajuda".