Praga: Comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa em Praga

Descrição

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Camões - Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Praga, em colaboração com a Embaixada de Portugal em Praga, celebrará, de 2 a 7 de maio de 2024, um conjunto de eventos culturais sob o tema "Da Nossa Língua Vê-se o Mar", com o objetivo de promover, divulgar e celebrar a língua portuguesa.

O programa das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa terá início no dia 2 de maio de 2024, no café literário Božská Lahvice, com um serão poético em que participará o vencedor do Prémio Pessoa 2022, João Luís Barreto Guimarães. A tradutora checa Kateřina Ritterová (Faculdade de Letras, Universidade Palacký de Olomouc) entrevistará João Luís Barreto Guimarães abordando alguns dos temas mais importantes e relevantes da poesia deste poeta português contemporâneo.

Durante a tarde do dia 2 de maio, serão também promovidas leituras da sua poesia e das traduções para checo dos poemas selecionados das obras "Mediterrâneo" e "Nómada". A coletânea de poemas "Nómada" foi publicada em checo, em 2022, numa edição bilíngue, pela editora Togga, e a coletânea "Mediterrâneo" será lançada na Chéquia, ainda em 2024. O serão poético será em português com tradução para checo.

No dia 4 de maio, pelas 19h30, terá lugar, na sala de espetáculos checa New Town Hall, o concerto de Carmen Souza, cantora luso-caboverdiana, que se fará acompanhar por Theo Pascal (baixo) e por Elias Kacomanolis (bateria).

Ainda no dia 4 de maio, na cidade de Brno, o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Praga, promoverá uma palestra dedicada à Ilha da Madeira.

No dia 6 de maio, na Biblioteca do Camões – Centro de Língua Portuguesa em Praga, terá lugar uma sessão de leitura de textos selecionados do poeta José Luís Barreto Guimarães por estudantes e professores de português na República Checa. Os estudantes terão também a oportunidade de assistir a uma apresentação sobre os países lusófonos e de participar num pubquiz de cultura geral lusófona.

No dia 7 de maio, o Camões – CLP em Praga estará de "portas abertas" com minicursos de língua portuguesa, uma palestra sobre os países lusófonos em África e quizes lusófonos, realizados pelos seus docentes.

Também no dia 7 de maio, mas na cidade de Brno, Karolina Valová, responsável do Departamento de Estudos Luso-Brasileiros da FFUK (Filozofická fakulta Univerzity Karlovy) e especialista em literatura portuguesa, ministrará uma palestra de contextualização da vida e obra da escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís, escritora fortemente associada ao norte de Portugal como muito poucos. A partir da reflexão da prosa de Agustina Bessa-Luís, Karolina Valová abordará o retrato feito por Agustina desta região específica de Portugal, assim como das personagens apaixonantes e complexos que habitam nas obras.