Rio de Janeiro: Apresentação do filme-exposição “Arquiteturas em Português – Diálogos Emergentes”, no 27.º Congresso Mundial de Arquitetos

Calendário
Camões, I.P.
Data
18.07.2021
Localização
Rio de Janeiro

Descrição

No dia 18 de julho de 2021, às 11h30 (horário do Brasil), com o apoio do Camões - Centro Cultural Português em Brasília, o Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa apresenta o filme-exposição “Arquiteturas em Português: Diálogos Emergentes”, no âmbito do 27.º Congresso Mundial de Arquitetos - UIA2021RIO.

Com a curadoria de Ana Vaz Milheiro, Inês Lima Rodrigues e Jorge Figueira, foram selecionados 11 projetos submetidos por ateliers de arquitetura em Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e no Brasil.

O resultado é um filme-expositivo sobre experiências projetuais, construções, e vivências profissionais, sociais e culturais, de projetos inseridos na relação entre as tradições construtivas locais – e o desejo de localidade – e as formas globais tendencialmente hegemónicas e homogeneizadoras da produção arquitetónica.

“Sociabilidade” e “quotidiano” são palavras-chave do guião fílmico, captando as urgências particulares de cada contexto, revertidas no programa da habitação, individual ou coletiva. O filme apresenta uma narrativa do nosso tempo, tomada pelas incertezas do presente. E o espaço, as paredes e a luz em projeto, como uma possível redenção por mais ténue ou precária que seja.

A estreia de “Arquiteturas em Português: Diálogos Emergentes” acontece no Salão da Sede do IAB RJ, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio de Janeiro. A estreia também pode ser vista por via digital, aqui.

 

Obras selecionadas:

Brasil: Casas MBV2, Bruno Melo Braga (Ceará, 2020); Residencial Duarte Murtinho, Marcos Boldarini, (São Paulo, 2018)

Cabo Verde: Condomínio Asa, Maurício dos Santos (Praia, 2010); Habitação Palmarejo Grande, César Freitas (Praia, 2013)

Goa: House in Assagao, Yatin Fulari, (Bairo Alto, 2017)

Guiné-Bissau: Residência + Hemeroteca, Geraldo Pina (Malafo, 2021)

Macau: The Studio, Jimmy Wardhana (Macau, 2016)

Moçambique: Condomínio Terra, Ernesto Nagel (Maputo, 2018)

Portugal: Casa Vermelha, ExtraStudio, (Azeitão, 2016); Casas 6 e 12, José Lobo Almeida, (Porto, 2018)

São Tomé e Príncipe: Moradia Edson Gomes, Eudes Aguiar (Água Arroz, 2018)

 

Press Release