Rio de Janeiro: Pavel Gomziakov e Adriano Jordão no "Festival Violoncelo em Foco"

Calendário
Camões, I.P.
Data
08.07.2022
Localização
Rio de Janeiro

Descrição

Inserido no "Festival Violoncelo em Foco", a Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro), apresenta no dia 8 de julho de 2022, pelas 19h00, o violoncelista russo Pavel Gomziakov e o pianista português Adriano Jordão. 

Do repertório fazem parte obras de Frédéric Chopin, Franz Schubert, Franz Liszt e Ludwig van Beethoven com transmissão pelo YouTube da Sala e pela TV Alerj.

Este concerto tem o apoio do Camões - Centro Cultural Português em Brasília e é patrocinado pela Petrobras e Vale.

Programa:

Fréderic Chopin (1810-1849) (arr. Glazunov)

Étude op.25 n. 7, em dó sustenido menor

Franz Schubert (1797-1828)

Sonata "Arpeggione" em lá menor, D.821

 I - Allegro moderato 

 II - Adagio 

 III – Allegretto 

Intervalo

Franz Liszt (1811-1886)

Zweite Elegie, S. 131

Die Zelle in Nonnenwerth, S. 382

La Lugubre Gondola, S.200

Romance Oubliée, S.527

Ludwig van Beethoven (1770-1827)

Sonata nº3 para violoncelo e piano, op. 69

I - Allegro ma non tanto

II -Scherzo -Allegro molto

III - Adagio Cantabile - Allegro vivace

 

Notas Biográficas

Pavel Gomziakov:

Nascido em Tchaikovsky, cidade da região dos montes Urais na Rússia, Pavel Gomziakov inicia os seus estudos de violoncelo aos nove anos de idade. Aos quatorze muda-se para Moscovo, onde estuda na Escola Gnessin e mais tarde no Conservatório Estatal de Moscovo, com Dmitri Miller. Prossegue os seus estudos em Madrid, com Natalia Schakhovskaya na Escola Superior de Música “Reina Sofía” e mais tarde no Conservatório Superior de Paris.

Pavel Gomziakov apresenta-se regularmente em toda Europa, América do Sul e Japão. Tocou com a Orquestra de Câmara Finlandesa, Orquestra Nacional do Capitólio de Toulouse, Orquestra Nacional Russa, Orquestra Sinfónica de Seattle, Orquestra Gulbenkian, I Pomeriggi Musicali de Milão, Orquestra Filarmónica Polaco-Báltica, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Filarmónica Südwestdeutsche Konstanz, Orquestra de Avignon e com a Orquestra Filarmónica Russa.

Os seus mais recentes compromissos incluíram, entre outros projetos, os concertos com a Orquestra Metropolitana de Lisboa aonde foi “Artista Residente” ao lado do compositor Magnus Lindberg, tendo interpretado o seu Concerto para violoncelo no 2; bem como convites por parte da Filarmónica Südwestdeutsche Konstanz, Orquestra Filarmónica de Kansai, Orquestra de Tours, Orquestra Sinfónica de Québec e Real Orquestra Filarmónica de Liège.

Adriano Jordão:

Estudou em Portugal com Helena Sá e Costa e outros professores. Em 1967 a Fundação Calouste Gulbenkian ofereceu-lhe uma bolsa que lhe permitiu fazer um ano de estudos avançados nos Estados Unidos da América. Em 1969, depois de ter completado o curso superior no Conservatório Nacional de Lisboa, com a maior distinção, com a professora Helena Matos, continuou os seus estudos em Paris, sob a orientação de Yvonne Lefébure. 

Ganhou numerosos prémios em competições nacionais e internacionais tendo especial destaque o 1º Lugar no Concurso Internacional de Debussy, em França. 

A carreira artística de Adriano Jordão levou-o a apresentar-se por toda a Europa, América do Norte e do Sul, bem como em África e na Ásia.

Depois da sua estreia na América do Norte, com a Kingsport Symphony, no Tennessee , atuou em  São  Francisco, Washington, Boston e em New York, no prestigiado Lincoln Center com a New Orchestra of Boston sob a direção de David Epstein e também no Carnegie Hall, em  New York,  com a  Queen's Symphony Orchestra sob a direção de  John Neschling;  ainda no continente norte americano deu vários concertos no Canadá.  

Os seus concertos no Brasil, nas mais importantes salas de espetáculos, bem como no México, Venezuela, Paraguai, em África (Cabo Verde, Senegal, Angola e Moçambique) e na Ásia (Índia, Tailândia, China, Coreia e Japão) alcançaram grande sucesso de crítica e de público.