São Petersburgo: Leituras de Verão – Concurso literário internacional "São Petersburgo a ler 2018"

Calendário
Camões, I.P.
Data
19.06.2018 - 21.06.2018
Localização
São Petersburgo

Descrição

No dia 19 de junho, pelas 18 horas, na Biblioteca Maiakovsky, terá a lugar a leitura de excertos da obra D. Ginga e de como os africanos inventaram o mundo, de José Eduardo Agualusa (tradução de Varvara Makhortova), pela atriz Ksenia Rozova do teatro “Dozhdei” (Teatro da chuva). As Leituras de Verão, a decorrer de 19 a 21 de junho, arrancarão na Biblioteca Maiakovskiy, e prolongar-se-ão noutros locais, tais como a livraria “Poriadok slov (a ordem das palavras), o restaurante “Biblioteka Vkusov” (Biblioteca dos sabores), o art club “Knighi i kofe” (Livros e café), o museu Anna Akhmatova e Casa da Fonte, integrando-se no âmbito da décima edição do concurso literário internacional “São Petersburgo a ler 2018”, que visa a promoção das obras de autores contemporâneos estrangeiros junto do público russo. O projeto tem a participação de atores profissionais dos teatros: “Dozhdei” (da chuva), de “câmara Malchitskiy”, “Osobniak” (Mansão), “Kromlekh”, Teatro Académico de São Petersburgo, e  “Ateliê Lavrova”.

A língua portuguesa marca presença no concurso pela segunda vez consecutiva, com a obra do autor angolano na categoria de autor por traduzir, e com o romance E se eu gostasse muito de morrer, de Rui Cardoso Martins. Pela sua primeira participação, em 2016, Equador de Miguel Sousa Tavares (tradução de Rinat Valiulin), foi galardoado com o prémio de segundo melhor autor, entre 40 obras de autores de renome.

A iniciativa deve-se a uma colaboração do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal em Moscovo, com a Biblioteca Maiakovskiy e os teatros envolvidos.

Ksenia Rozova