Villejuif: Apresentação da peça “Bovary”

Calendário
Camões, I.P.
Data
03.05.2018
Localização
França

Descrição

Basta dizer-se "Bovary” em voz alta para se sentir imediatamente o cheiro a perfume e a escândalo. Retrato da vida de uma mulher que, buscando fugir ao tédio de uma existência banal, embarca em relações adúlteras e vive muito acima das suas possibilidades, Madame Bovary é hoje considerada a obra seminal do realismo e um dos marcos da literatura mundial.

Publicado pela primeira vez em fascículos na revista literária do século XIX, La Revue de Paris, o romance de Gustave Flaubert foi acolhido por uma parte da sociedade francesa como um atentado à boa moral cristã. Bastaram alguns meses sobre a data da sua publicação para que começasse o julgamento que sentou o autor no banco dos réus, acusado de obscenidade pelo Ministério Público. É deste episódio que parte o espetáculo Bovary, de Tiago Rodrigues, caminhando de seguida para uma adaptação contemporânea da obra-prima Madame Bovary.

Estreada em 2014 no Teatro São Luiz, Tiago Rodrigues revisita, nesta incursão pelo universo de Flaubert, o território do confronto entre arte e lei, entre artistas e Estado. Esta recriação do texto Bovary, interpretada por atores franceses, será representada no dia 3 de maio, no Théâtre Romain Rolland (18, Rue Eugène Varlin, Villejuif 94800).

A peça é uma coprodução Teatro Nacional D. Maria II, Epcc Arts 276, Centre Dramatique National de Haute-Normandie, Théâtre Garonne – Scène Européenne, Comédie de Béthune Centre Dramatique National Nord Pasde-Calais e conta com o apoio de O Espaço do Tempo, Fundação Calouste Gulbenkian, Embaixada de Portugal em França/Centro Cultural Camões em Paris.

Mais informação: https://www.theatreonline.com/Theatre/Theatre-Romain-Rolland/682