Webinário "O Mundo Fantástico e Insólito de Maria Judite Carvalho”, com Ruth Navas

Descrição

Decorre no dia 16 de março de 2021, das 14h00 às 16h00, a sessão sob a forma de webinário "O Mundo Fantástico e Insólito de Maria Judite Carvalho", no quadro do ciclo de seminários doutorais (abertos aos mestrandos), «A Língua Portuguesa em culturas», do Centre de recherches interdisciplinaires sur le monde lusophone (CRILUS - Etudes Romanes) da Universidade Paris Nanterre, proposto por Graça dos Santos e José Manuel da Costa Esteves, em parceria com a Cátedra Lindley Cintra (Camões, I.P.), Leitorado de Português da Univ. Paris 8 - Saint Denis e Casa de Portugal -  André de Gouveia.

O seminário, com o tema "O Mundo Fantástico e Insólito de Maria Judite Carvalho", decorre no âmbito do 1.° centenário do nascimento da escritora (1921-1998). Com base na apresentação das páginas e notícias do Arquivo Digital do Diário de Lisboa, na leitura de crónicas que evidenciam a ironia e a paródia da leitora Maria Judite de Carvalho sobre as notícias do jornal referente às conquistas planetárias, propõe-se a leitura do conto “A Cidade do Êxito” incluído no livro  Os Idólatras, seguida de  discussão sobre as relações cruzadas entre os três textos. Serão postas em evidência as vantagens de um Arquivo Digital para a descoberta das relações intertextuais e metatextuais.

Para poder assistir à sessão, envie um mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Ruth Navas é professora efetiva do Agrupamento de Escolas Paço de Arcos. Leciona a disciplina de Português na Escola Secundária Luís de Freitas Branco e exerce as funções de professora cooperante dos mestrados em ensino do Português da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. (2020-2021). Ao longo da sua carreira exerceu as funções de leitora de língua e cultura portuguesa na Universidade da Sorbonne Paris IV.  Obteve o Diplôme de Etudes Approfondies en Etudes Portugaises da Universidade de Paris IV – Sorbonne e, posteriormente, o grau de Mestre em Estudos Portugueses – Literatura Portuguesa - Época Contemporânea - pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2002). Frequentou e concluiu o curso de doutoramento em Estudos Portugueses da Faculdade de Letras da Universidade Lisboa (2012). Participou em diversos congressos internacionais e colóquios com comunicações, entre os quais no Colóquio "Maria Judite de Carvalho: Palavras, Tempo, Paisagens", organizado pelo Centro de Estudos Comparatistas e Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Publicou a dissertação de mestrado, Leituras Hipertextuais das Crónicas Jornalísticas de Maria Judite de Carvalho e organizou com José Manuel da Costa Esteves, a primeira antologia de crónicas Este Tempo (Caminho: 1991), galardoada com o Grande Prémio de Crónica da Associação Portuguesa de Escritores e uma compilação de diários e crónicas, sob o pseudónimo da autora, intitulada Diários de Emília Bravo (Caminho: 2002).