Xangai: Exposição “Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul”

Descrição

O Consulado-Geral de Portugal e o Consulado-Geral do Brasil em Xangai, em associação com o Museu de Wuxi, apresentam a exposição “Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul”, que decorrerá entre 17 de maio e 23 de junho de 2024, no Museu de Wuxi. Esta atividade decorre no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Este evento visa proporcionar mais oportunidades ao público de Wuxi para conhecer a cultura, história e tecnologia de Portugal. Em 1922, dois oficiais da Marinha Portuguesa, Artur Sacadura Cabral e Carlos Gago Coutinho, realizaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. O seu feito histórico encurtou as distâncias entre Europa e América, contribuindo para o avanço científico e para o estreitamento das relações entre os continentes. Este evento foi reconhecido pela UNESCO em 2011.

A Comissão Nacional da UNESCO e o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal uniram-se para celebrar este feito histórico, promovendo uma exposição itinerante que tem percorrido Portugal e o mundo. Agora, graças aos esforços conjuntos dos Consulados Gerais de Portugal e do Brasil em Xangai e do Museu de Wuxi, esta exposição híbrida, utilizando painéis tradicionais e digitais, parte pela primeira vez em itinerância na China, para poder ser apreciada por um público mais amplo, após a sua estreia em Xangai no ano de 2022.

A exposição estará disponível em português, chinês e inglês, proporcionando uma experiência acessível e enriquecedora para todos os visitantes.

Esta iniciativa tem o apoio do Camões, I.P.