República Checa

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões na República Checa.

As atividades culturais desenvolvidas pela Rede Camões na República Checa mais recentes podem ser consultadas na Agenda Cultural aqui.

 

2016

 

Artes Visuais

PRAGA | 23-09-2016 — 27-11-2016

Exposição coletiva de artistas portugueses "Magician's right hand"

A galeria Futura, de Praga, inaugurou no dia 23 de setembro de 2016 uma exposição com obras de artistas portugueses, numa mostra coletiva intitulada "Magician's Right Hand".

A organização do evento esteve a cargo da curadora Markéta Stará Condeixa (galeria Syntax, Lisboa), contando a cerimónia com a presença da Embaixadora de Portugal em Praga.

Esta iniciativa - que visa divulgar o trabalho de artistas portugueses da nova geração e, ao mesmo tempo, incentivar a internacionalização da arte contemporânea nacional - conta com obras de Diogo Evangelista (Irrational Man e Magician's End, 2015), Nuno da Luz (Bullroarers, 2015), Ana Manso (Horseshoe, 2016) e André Romão (Heads must roll, 2016).

Apoio: Camões, I.P.

Música

PRAGA | 23-11-2016

Concerto do pianista Filipe Raposo

O pianista português Filipe Raposo atuou a 23 de novembro de 2016 em Praga, na Câmara Municipal de Nusle, num concerto promovido pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa de Praga e pelo Festival Jazz Meets World.

Filipe Raposo (Lisboa, 1979), pianista, compositor, com estudos realizados na Escola Superior de Música de Lisboa e no Colégio Real de Música de Estocolmo, orquestrador (com José Mário Branco, Fausto, Sérgio Godinho, Vitorino, Janita Salomé, Amélia Muge), apresentará no XXI Festival Internacional Solo Piano Jazz, os seus mais recentes trabalhos: First Falls, 2011, Prémio artísta revelação Fundação Amália; A Hundred Silent Ways, 2013, disco a solo; e Inquiétude, de 2015.

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões em Praga e Festival Jazz Meets World

Apoio: Embaixada de Portugal em Praga

 

2015

 

Artes Visuais

PRAGA | 22-10-2016 — 20-11-2016

Exposição de ilustrações anima Praga

O Centro de Língua Portuguesa em Praga/ Camões, I.P. recebe entre o dia 22 de outubro e o dia 20 de novembro de 2015, uma exposição de ilustrações do artista português Paulo Monteiro, denominada "O Amor Infinito que te tenho".

A exposição decorre no âmbito do festival internacional "KomiksFEST!" e é uma oportunidade para apresentar ao público checo uma visão do trabalho do autor no campo da ilustração em comics.

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

PRAGA | 07-05-2015

Portugal nas celebrações do Dia da Europa

O Centro de Língua e Portuguesa/Camões, I.P. em Praga representou Portugal nas celebrações do Dia da Europa. Neste contexto, o "stand" de Portugal disponibilizou aos visitantes informação diversa, essencialmente relacionada com o turismo e com a dinâmica cultural e criativa de Portugal nos últimos tempos.

Apoio: Camões, I.P.

Língua

PRAGA | 07-05-2015

Dia da Língua Portuguesa e das Culturas da CPLP

O programa contou com diversas atividades, de entre as quais se destacaram uma mostra gastronómica e de vinhos, um "quizz" Lusófono destinado a testar os conhecimentos dos participantes sobre aspetos culturais e civilizacionais dos países da CPLP, uma mostra de curtas-metragens nacionais e filmes de animação portugueses.

Destaque ainda para a apresentação, pela primeira vez, da Camões House Band, fundada no âmbito do CLP/Camões, I.P. em Praga.

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Praga

Apoio: Camões, I.P.

 Literatura

PRAGA | 10-03-2015

Centro de Língua Portuguesa lançou o curso semestral “Fernando em Pessoa”

O Centro de Língua Portuguesa/Camões I.P. em Praga, para reforçar o conhecimento da vida e obra de Fernando Pessoa, no ano em que se celebra o centenário da revista Orpheu, abriu um curso especializado semestral destinado aos lusitanistas residentes na República Checa, coordenado por Simão Biernat.

O curso começou a 10 de março de 2015 e decorreu até finais de mês de maio, com 12 aulas de 90 minutos cada. Durante o processo de aprendizagem, os formandos foram convidados a descobrir a vida do autor enquanto contexto da sua dinâmica criativa: o seu quotidiano em Portugal, a sua infância em África, os seus vícios e como começou a escrever. Posteriormente, analisaram seis poemas do autor.

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Praga

Apoio: Camões, I.P.

 

2014

 

Artes Performativas

PRAGA | 01-02-2014

Adaptação de «Auto da Barca do Inferno» no teatro Potrva de Praga

Uma adaptação da peça “Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, foi representada no teatro Potrva, em Praga, encenada pelo português Emanuel Rodrigues.

A apresentação ao público da peça "Auto da Barca do Inferno", traduzida para checo por Vlasta Dufková e Jiri Pelán, inseriu-se nas atividades do Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Praga, e envolveu uma equipa multinacional composta por participantes da República Checa, Portugal e Arménia.

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Praga

Apoio: Camões, I.P.

Artes Visuais

PRAGA | 09-10-2014

Exposição de fotografia “Lispoetas”, de Ksenia Ashrafullina

Uma exposição de fotografia intitulada “Lispoetas”, da autoria de Ksenia Ashrafullina, esteve patente no Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Praga. Esta é uma mostra que tem por “objetivo dar uma volta a Portugal” através da objetiva de um smartphone.

Para as imagens, a artista inspirou-se em leituras e em viagens que realizou em Portugal: “lendo José Saramago no comboio em direção a Almourol, Mia Couto no autocarro para as aldeias de xisto, Fernando Pessoa numa qualquer rua de Lisboa”.

“Um mapa do país, a generosidade dos couchsurfers, a vontade de ouvir sotaques e conhecer a gente do campo e da cidade - assim comecei a viagem por terras lusas”, descreve Ksenia Ashrafullina.

Apoio: Camões, I.P.

Língua

PRAGA | 25-09-2014

Jornadas de Língua Portuguesa e Dia Europeu das Línguas

Catorze países, representados por meia centena de oradores, participaram nas IV Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste, que se realizaram na Universidade Carolina, de Praga, com o objetivo de analisar a situação do ensino do Português.

Este evento, de caráter bienal, destina-se também a divulgar a investigação em curso e a fomentar o trabalho em rede, a cooperação e as parcerias entre os diversos departamentos de Português nas universidades do centro e leste europeu. Os trabalhos desenvolveram-se em 4 secções: Linguística, Literatura e Tradução Literária, Pedagogia e Didática, Estudos Culturais e Civilizacionais.

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Praga

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

PRAGA | 15-05-2014 — 18-05-2014

Teolinda Gersão representou a literatura portuguesa na Noite de Literatura de Praga

A escritora portuguesa Teolinda Gersão participou na VIII Noite da Literatura na capital checa, evento que antecedeu a XX Feira Internacional do Livro e Festival Literário de Praga, na qual Portugal se fez representar através de um pavilhão dinamizado pelo Camões, I.P.

Durante a Noite da Literatura, centrada no bairro de Praga 3 – Žižkov, parte do romance de Teolinda Gersão "O Silêncio", traduzido para checo por Lada Weissová, foi lido pela atriz Simona Postlerová no atelier de escultura em madeira da Escola Profissional Superior de Artes Aplicadas.

Organização: Camões, I.P.

 

2012

 

Interdisciplinar

OLOMOUC | 03-12-2012 — 06-12-2012

Dias das Culturas Lusófonas

Os ‘Dias das Culturas Lusófonas’ decorreram na Universidade Palacký, em Olomouc, organizados pelo Centro de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas no Departamento de Línguas Românicas da Faculdade de Letras daquela universidade, em colaboração com o Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Praga.

Organização: Universidade Palacky em Olomouc e Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Praga

Apoio: Camões, I.P.