Roma - Cátedra Agustina Bessa-Luís

Nome Cátedra Agustina Bessa-Luís
Cidade Roma
Universidade Universidade de Roma Tor Vergata
Criação 2005
Diretor Federico Bertolazzi
Docente Simone Schwambach
Morada
Cátedra Agustina Bessa-Luís
Università degli Studi di Roma Tor Vergata
Facoltà di Lettere e Filosofia
Dipartimento di Studi Linguistici Filologiche e Letterari
Via Orazio Raimondo, 8
00173 Roma
Contactos
Tel: (+) 39 06 7259 2556
Fax: (+) 39 06 7259 2556
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
catd agustina roma
 

Testemunho do Diretor da Cátedra, Professor Federico Bertolazzi, no âmbito do falecimento de Agustina Bessa-Luís (3 de junho de 2019):

Agustina Bessa-Luís morreu. Deixa uma obra imponente que escreveu com a altivez lúcida e acutilante do seu olhar nobre e impiedoso. O que marcou para sempre as letras portuguesas é a figura da narradora de histórias cujas personagens são apresentados de uma forma total, com a alma definitivamente posta a nu; com os defeitos a brilharem quanto as suas qualidades, e talvez mais. A mestria de Agustina foi a de tornar a ficção mais credível do que o próprio real. Dona de uma escrita todopoderosa, olhava de cima, bem alto, para a vida das personagens que no palco para elas criado dentro da página, continuam actuando como se fossem as memórias pessoais de cada leitor. A grande lição dos mestres do romantismo, franceses e russos, estudados e amados profundamente por Agustina, encontrou na lâmina subtil do seu olhar um brilho novo capaz de fazer sangrar a moderna consciência distraída. Agustina morreu, resta-nos a sua obra e a ela regressarmos de olhos bem abertos.

*

Uma pequena nota pessoal: lembro-me do texto da lectio magistralis de Agustina na cerimónia de entrega da Laurea Honoris Causa na Universidade de Roma “Tor Vergata”, Criadora entre as Coisas Criadas, o seu título, e da admiração e do encanto gerados pelas suas palavras, aquele mesmo encanto que o Prof. Aniello Angelo Avella, conseguiu reunir no documentário dirigido por Daniele Segre Una Conversazione a Porto, em que Agustina e Manoel de Oliveira, simplesmente conversando acolhiam os espectadores no seu mundo de criadores extraordinários.

Tópicos neste artigo: