Paris - Cátedra Paul Teyssier

Nome  Cátedra Paul Teyssier
Cidade  Paris
Universidade  Universidade Paris Sorbonne

Departamento de Estudos Ibéricos e Latino Americanos – Estudos Lusófanos

Ano de Criação  2021
Responsável  Michel Riaudel
Morada 

UFR d'Etudes Ibériques et Latino-Américaines
31, rue Gay-Lussac
75005 Paris

Contactos  Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Website: www.sorbonne-universite.fr/en 
  Paul Teyssier
   

A Cátedra Paul Teyssier

A criação da cátedra Paul Teyssier, a 56.ª cátedra do Camões, I.P. no mundo, reforça a colaboração entre as duas instituições, que remonta a 1930, quando aí foi colocado o primeiro Leitor de Português. A cátedra Paul Teyssier vem apoiar e valorizar o papel pioneiro da Sorbonne na promoção dos estudos portugueses em França, que tiveram início em 1919, ano em que a universidade criou o primeiro curso de Língua e Literatura Portuguesa no país.

Nesta longa história, destaca-se o nome de Paul Teyssier, figura ilustre da Universidade Paris-Sorbonne (1971), responsável pela criação do Departamento de Português e um investigador incansável da Língua Portuguesa. Uma referência e uma inspiração para uma cátedra q ue tem nos seus propósitos a dinamização de equipas multidisciplinares e de redes colaborativas de investigação em torno de circuitos culturais (tradução e estudos de receção), estudos históricos e pós-coloniais, bem como expressões textuais e visuais (literatura, artes plásticas, cinema), que constituem alguns dos seus eixos de investigação.

 

Tópicos neste artigo: