Roma - Cátedra Vasco da Gama

Nome Cátedra Vasco da Gama
Cidade Roma
Universidade Università degli Studi Internazionali di Roma (UNINT)
Criação 2020
Diretora Mariagrazia Russo
Docente Maria Serena Felici
Morada
via Cristoforo Colombo, 200 - 00147 Roma
Contactos
Tel: (+) 39 06510777275; (+) 39 06510777232
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
Vasco da Gama 1838
   

A Cátedra "Vasco da Gama"

A Cátedra "Vasco da Gama", do "Camões, I.P.," na Università degli Studi Internazionali di Roma (UNINT) promove o ensino da língua e das culturas lusófonas e especializa-se na formação de tradutores e intérpretes entre português-italiano-português e português-inglês-português, contando também com docentes de interpretação e de tradução experientes. Nas linhas de investigação seguidas pelos estudiosos que compõem a Cátedra incluem-se a língua, a linguística, as culturas e as literaturas lusófonas. As iniciativas (congressos, jornadas de estudo, conferências) realizadas tanto para os estudantes de português da UNINT quanto para o público interessado externo à Universidade, dizem respeito aos mesmos âmbitos culturais.

A escolha de intitular a Cátedra a Vasco da Gama (1469-1424) deve-se, primeiramente, à vocação internacional, que a própria Cátedra tem, em promover a mobilidade de estudantes e professores com Universidades e Instituições que se situam em Portugal e nos países da CPLP. Graças ao projecto Erasmus e aos numerosos acordos internacionais promovidos, o ensino e a investigação desenvolvidos pela Cátedra são constantemente enriquecidos pela colaboração com instituições lusófonas europeias e extraeuropeias.  A intitulação ao navegador português está também ligada à produção científica realizada pela Cátedra, que visa, principalmente, aprofundar a importância dada à história das viagens do mundo lusófono, à literatura odepórica, às culturas que nascem no contexto da expansão. A Cátedra ocupar-se-á de difundir a língua portuguesa também a nível escolar (tendo em conta que a personagem de Vasco da Gama é uma das poucas figuras históricas conhecidas pelos jovens italianos) criando materiais didácticos, Syllabus e iniciativas específicas.

A Cátedra é dirigida por Mariagrazia Russo, Professora Catedrática de Língua e Linguística e Língua e Tradução Portuguesa na UNINT e Diretora da Faculdade de Interpretação e Tradução da UNINT. A docente de referência é Maria Serena Felici, doutora em Estudos Portugueses.

Tópicos neste artigo: