Cáceres: Seminário Internacional sobre Cercos Medievais

Descrição

O Camões, I.P., através do Centro de Língua Portuguesa em Madrid e da Coordenação do Ensino Português de Espanha e Andorra, apoia a realização do Seminário Internacional sobre Cercos Medievais: Grandes Comandantes da História Militar Ibérica (séculos XIV- XVI): carreiras, mentalidades e modelos de atuação bélica, a decorrer no dia 24 de março de 2017, na Faculdade de Filosofia e Letras, da Universidade da Extremadura, em Cáceres.

O Seminário Internacional, em que participarão investigadores portugueses e espanhóis, integra-se na ação desenvolvida pela Associação Ibérica de História Militar (séculos IV-XVI), com o objetivo de dinamizar o intercâmbio científico e cultural sobre a história militar de Portugal e Espanha, durante o período compreendido entre os séculos IV a XVI.

Esta iniciativa conta também com o apoio da Embaixada de Portugal em Madrid, da Universidade da Extremadura, do Governo da Extremadura e do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional.

Programa:

09:30 – Sessão inaugural

10:00 – Miguel Gomes Martins (Instituto de Estudos Medievais – FSCH): O cerco de Lisboa de 1147.

10:30 – Martín Alvira Cabrer (Universidade Compluense de Madrid): Guerra de asedio durante la Cruzada Albigense (1209-1229).

11:00 – Debate

11:30 – Descanso

12:00 – Manuel García Fernández (Universidade de Sevilha): Los asedios en la Batalla del Estrecho: Tarifa, Gibraltar y Algeciras.

12:30 – João Gouveia Monteiro (Universidade de Coimbra): A conquista de Ceuta (1415). A última aventura de uma geração de ouro.

Mais informação em: http://www.historiauex.es/historia_medieval_3/seminario_sobre_asedios_medievales_296