Cidade da Praia: Workshop de Música para crianças

Descrição

Terá lugar de 17 a 22 de abril de 2017, no Camões – Centro Cultural Português na Cidade da Praia, um Workshop de Música para crianças dos 05 aos 14 anos, orientado pela Professora Nereida Sofia Pinto.

A semana de workshop de música é uma oportunidade para as crianças  experienciarem algo muito poderoso que a música permite: a possibilidade de criação. Praticamente sem instrumentos a não ser o próprio corpo e a própria voz, pretende-se, desenvolver competências, para criar sons harmoniosos, ritmos aliciantes, melodias agradáveis.

Pretende-se também partilhar conhecimentos com os/as colegas professores/as, para eventualmente enriquecer as atividades musicais levadas a cabo nas escolas.

Os grupos são divididos consoante a idade dos participantes: um grupo de manhã dos 5 aos 9 anos, e um grupo de tarde dos 10 aos 14.

As atividades são simples, acessíveis a todos, e relativamente fáceis de replicar. Delas fazem parte exercícios de imitação, exercícios de “follow the leader”, exercícios de criação, aprendizagem de símbolos da escrita musical, entre outros.

Vão participar os alunos da Escola Portuguesa e da Escola Pentagrama.

Este workshop de Música teve já uma edição no Centro Cultural Português de São Tomé e Príncipe, em abril do ano de 2016. Participaram cerca de 90 crianças de várias escolas da cidade de São Tomé.