Luanda: Recital “Poesia de Intervenção & Cantos da Alma”

Descrição

O Camões – Centro Cultural Português em Luanda vai acolher no dia 26 de abril de 2017, às 18h30, o recital “Poesia de Intervenção &Cantos da Alma”, com os Poetas José Luís Mendonça e Lopito Feijóo.

Este evento vai permitir o diálogo poético entre duas figuras de referência no panorama da poesia angolana reveladas nos anos oitenta do século XX.

José Luís Mendonça e Lopito Feijó, dois Poetas unidos por uma sólida amizade de décadas, alimentada por uma partilha ideológica na qual está patente a consciência crítica sócio/cultural. Uma profunda cumplicidade que remonta aos tempos em que, como recorda José Luís Mendonça, dividiam os dias e a vida entre o INALD, o suplemento Vida & Cultura, o sofá castanho da Livraria Lello, a Galeria do Tirso Amaral e o bar a Nau. “Tudo caminhos de uma outra Luanda, com sabor a histórias por contar, que nós púnhamos nas sebentas da poesia, dando um pulo à cervejaria Biker, ou à barbearia que lhe fica ao lado”. (…) Foi assim que sugeri que a nossa geração deveria ser chamada a Geração do Vida & Cultura”.  

Francisco Soares, escritor e crítico literário, tem abordado as grandes diferenças e originalidade estilística entre os poetas da geração oitenta, procurando demonstrar não ser possível integrá-los no bloco homogéneo designado por “geração oitenta”. José Luís Mendonça com as suas composições bem ritmadas, harmoniosas e as metáforas ousadas, ligadas a uma profundidade por vezes religiosa e Lopito Feijóo, considerado a mais irreverente voz da nova geração poética, herdeiro do romantismo rebelde, apaixonado e revolucionário, possuidor de diversidades de estilo dentro da sua própria obra.  

Cada um destes consagrados poetas vai dar voz a poesia já publicada, mas também apresentará ao público alguns poemas inéditos.

Será abordada poesia de cunho histórico, social e político, que evoca memória da guerra em Angola e suas nefastas repercussões, particularmente a destabilização humana. Serão também abordados temas ligados ao contexto social e ao quotidiano de uma Angola em paz. A poesia intimista ou de reflexão filosófica também fará parte do Recital.

A poesia será acompanhada e intercalada com temas musicais protagonizados pelos músicos Costa Maweza (canto e viola), Makuma Mambo (kisanji) e Dalú Roger (percursão). Segue em anexo respetivo Programa.