Praga: Sessão de apresentação do projeto "Poetry on Wheels"

Calendário
Camões, I.P.
Data
20.02.2020
Localização
Praga

Descrição

No dia 20 de fevereiro de 2020 terá início o “Poetry on Wheels”,  projeto coorganizado pelo cluster EUNIC-Praga e pela Representação da Comissão Europeia na República Checa.

O “Poetry on Wheels” tem como objetivo fazer chegar a poesia europeia traduzida para checo não só a Praga como também a todas as regiões da República Checa.

O projeto será apresentado no dia 20 de fevereiro, pelas 19h30 no Božská lahvice (ITALSKÁ 13, PRAGA 2), numa “noite da poesia” em que Ondřej Buddeus, poeta e tradutor checo marcará presença. Ondřej Buddeus discutirá a temática da tradução de poesia, as armadilhas associadas à tradução de versos,  a identidade europeia e a forma como a poesia é habitualmente recebida na República Checa. Nesta sessão de apresentação estarão também presentes tradutores, autores e agentes promotores da vida literária na República Checa.

Após a sessão de apresentação, o projeto rumará a outras regiões do país. Serão organizados outros encontros de poesia e as antologias de poemas disponibilizadas pelos institutos participantes serão colocadas em cafés, bibliotecas, livrarias por todo o país tornando possível aos visitantes a leitura das mesmas. A criança em ruínas de José Luís Peixoto e Svrchovanost, antologia de poesia em checo de Eugénio de Andrade, são algumas das obras portuguesas que viajarão ao longo do ano por toda a República Checa.

Institutos participantes: Comissão Europeia na República Checa, Instituto Húngaro em Praga, Camões - Centro de Língua Portuguesa em Praga, Goethe-Institut Praga, Instituto Polaco de Praga, Embaixada Norueguesa em Praga, Instituto Francês de Praga, Instituto Cervantes de Praga, Representação Flamenga na República Checa, Instituto Cultural Italiano, Embaixada da Letónia em Praga, Instituto Cultural Búlgaro de Praga.

O evento conta com o apoio do Camões, I.P./ Praga.