Wels: 22.ª edição do YOUKI com 4 curtas-metragens de animação portuguesas

© Anilupa
Calendário
Camões, I.P.
Data
16.11.2020 - 21.11.2020
Localização
Wels

Descrição

A 22.ª edição do YOUKI - International Youth Media Festival realiza-se, online, entre os dias 16 e 21 de novembro de 2020, a partir da cidade de Wels, Áustria.

O YOUKI, vocacionado essencialmente para o segmento de cultura jovem, concentra, na sua secção competitiva internacional, cerca de 80 realizações produzidas por jovens cineastas provenientes de 34 países. Além da exibição de filmes, organizada em 12 blocos temáticos, o YOUKI serve igualmente de “montra” para os representantes da indústria cinematográfica e audiovisual.

Na edição deste ano, sob temática TORNAR-SE (BECOME), são mostradas três curtas-metragens de Animação realizadas por jovens portugueses de três instituições de ensino. O Colégio de S. Gonçalo (Amarante) realizou Pensar Amadeo (15:30’), em coprodução com a ANILUPA (Associação de Ludotecas do Porto), que será exibida, no dia 18 de novembro, na secção competitiva «Memories».

 A Escola Básica Aldeia Nova Guetim (Espinho) realizou The paper keeper (5’), produzida pelo Cinanima, com exibição, no dia 21 de novembro, na secção «KiKiKi – Cinema by Children for Children». Igualmente nesta secção será mostrada outra curta-metragem de Animação com produção do Cinanima, mas com realização da Escola Básica de Paramos (Espinho), intitulada Burning friendship (4:37’).

Uma quarta curta, Nestor (6’), realizada por João Gonzalez numa coprodução com o Royal College of Art (Reino Unido), encontrar-se-á a concurso na secção competitiva «Who am I?» e passa no dia 20 de novembro.