IV Jornadas Pedagógicas da CEPE Benelux

Descrição

Decorre virtualmente, de 18 a 20 de fevereiro de 2021, a quarta edição das Jornadas Pedagógicas da CEPE Benelux, reunindo o corpo docente adstrito aos cursos EPE no Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos. Este ano, a temática do encontro centra-se, incontornavelmente, nos desafios colocados pelo ensino a distância.

A sessão de abertura (18 de fevereiro) conta com a participação da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e do Presidente do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida.

Segue-se a conferência plenária “Educação online: desmistificar o conceito, orientar práticas e regular a qualidade”, a cargo de Neuza Pedro, professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

A reunião de professores, de caráter fechado, decorre na tarde do primeiro dia.

No dia 19 de fevereiro, arranca a oficina de formação “Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula”, cujos trabalhos decorrerão, em regime blended-learning até ao mês de junho, sob a responsabilidade de Catarina Castro (ESECS – Instituto Politécnico de Leiria; CETAPS – Universidade Nova de Lisboa).

Os trabalhos encerram com o webinar “Avaliação formativa das aprendizagens com o digital”, dinamizado por Nuno Dorotea, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.